Exegese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Marcos 11:27-33 relata que Jesus ao retornar a Jerusalém e entrando no templo, os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos se aproximam dele. A partir daí começa um questionamento sobre qual autoridade e quem a deste a Jesus para que realizasse tais coisas – referiam-se ao fato de Jesus ter entrado na sinagoga e expulsado e proibido o comércio dentro do templo (Marcos11:15-17). Por sua vez, Jesus os responde com uma nova pergunta, mencionando já ter lhes perguntado antes mas não ter recebido uma resposta sincera. Percebe-se, então, uma reação de surpresa ao mesmo tempo em que os sacerdotes, escribas e anciãos arrazoavam entre si qual resposta dar a Jesus. Não queriam dizer a Jesus que o batismo de João era do céu, pois ele certamente os perguntaria porque nãocriam. Também não poderiam dizer que era dos homens, pois temiam a reação do povo, uma vez que todos sustentavam que João Batista era verdadeiramente profeta. Assim, diante de tal dúvida e a fim de evitar contrariar suas próprias convicções ou mesmo entrar em conflito com o povo, respondem a Jesus que não sabem e Jesus, replicando a eles, diz que também não dirá com que autoridade faz tais coisas.Neste estudo exegético, abordamos o texto a partir de suas dimensões literarias, teologicas e sociais, bem como perguntamos a relevância do texto para hoje. A dimensão literaria envolve a tradução do texto, sua delimitação, forma literária e estrutura, além das razões desses prossedimentos. A dimensão teológica se preocupará com o conteúdo dos versiculos que formam a perícope estudada. Adimensãosocial observará as quetões socio-históricas do texto, como também as circunstâncias que deram origem ao texto. O texto bíblico não se esgota no momento em que foi escrito ou em si mesmo, mas pela “reserva de significados” que nos permite contextualizá-lo a fim de extrair sentido e relevância para o dia-dia das comunidades cristãs de hoje.

Nesta exegêse podemos ver que Marcos 11:27-33fundamenta a oposição de lideres religiosos aos ensinamentos e condutas de Jesus. Os sacerdotes, escribas e anciãos viam Jesus discursar e revelar com autoridade as questões contidas nas escrituras, sentindo assim, de certa foma, suas autorizades religiosas questionadas e ameaçadas.

1 – Texto grego e tradução de Marcos 11:27-33

Faz-se necessária a tradução do texto para a língua portuguesa, hajavista que o texto originalmente fora escrito em grego, da mesma maneira como o Novo Testamento. Assism, o leitor poderá verificar a tradução do texto em tela e confonta-lá, visando extrair ao máximo seu sentido original.

1.1-Texto grego

27. και ερχονται παλιν εις ιεροσολυμα και εν τω ιερω περιπατουντος αυτου ερχονται προς αυτον οι αρχιερεις και οι γραμματεις και οι πρεσβυτεροι 28. καιλεγουσιν αυτω εν ποια εξουσια ταυτα ποιεις και τις σοι την εξουσιαν ταυτην εδωκεν ινα ταυτα ποιης 29. ο δε ιησους αποκριθεις ειπεν αυτοις επερωτησω υμας καγω ενα λογον και αποκριθητε μοι και ερω υμιν εν ποια εξουσια ταυτα ποιω 30. το βαπτισμα ιωαννου εξ ουρανου ην η εξ ανθρωπων αποκριθητε μοι 31. και ελογιζοντο προς εαυτους λεγοντες εαν ειπωμεν εξ ουρανου ερει δια τι ουν ουκ επιστευσατε αυτω 32. αλλεαν ειπωμεν εξ ανθρωπων εφοβουντο τον λαον απαντες γαρ ειχον τον ιωαννην οτι οντως προφητης ην 33. και αποκριθεντες λεγουσιν τω ιησου ουκ οιδαμεν και ο ιησους αποκριθεις λεγει αυτοις ουδε εγω λεγω υμιν εν ποια εξουσια ταυτα ποιω

1.2-Tradução

27E tornaram a Jerusalém, e, andando ele pelo templo, os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos, se aproximaram dele. 28E lhe disseram: Comque autoridade fazes tu estas coisas? ou quem te deu tal autoridade para fazer estas coisas? 29Mas Jesus, respondendo, disse-lhes: Também eu vos perguntarei uma coisa, e respondei-me; e então vos direi com que autoridade faço estas coisas: 30O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei-me. 31E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que o...
tracking img