Excel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
M.C. ESCHER

 
          
          

 
 
 
Maurits Cornelis Escher nasceu a 17 de Junho de 1898 em Leeuwarden, uma cidade no norte da Holanda. Em 1919, ingressa na Escola de Arquitectura eArtes Decorativas onde acaba por trocar o curso de Arquitectura pelo de Artes Gráficas e onde conhece o professor de origem portuguesa, Samuel de Mesquita, com quem se manteve em contacto até à suamorte.
 
 
Em 1922, parte para a Itália onde passa a Primavera e o Verão a viajar e a esboçar cidades, paisagens rurais e monumentos que usa depois para as suas composições, sob a forma delitografias ou xilogravuras. Esta primeira fase da sua obra é marcada por um realismo agudo e uma verdadeira obsessão pela estrutura do espaço. Em 1935, muda-se para a Suíça e em 1937 fixa-se na Bélgica. Quatroanos mais tarde, regressa definitivamente ao seu pais natal. A partir de 1937, trabalha com formas geométricas inspiradas em mosaicos islâmicos e em formações cristalinas. Procura dar vida a essespadrões, substituindo as formas abstractas por figuras reconhecíveis (animais, plantas, pessoas).
 
 
|         | |
 
 
O reconhecimento da sua obra não foi imediato. Torna-se conhecido erespeitado por volta de 1951 e, em 1954, realiza uma grande exposição em Amsterdão (Holanda) em simultâneo com a Conferência Internacional de Matemática. M.C. Escher faleceu a 27 de Março de 1972. As suasobras ficaram conhecidas pelos seus desenhos impossíveis, pelas ilusões espaciais que concebeu e pelos padrões que desenvolveu. Durante toda a sua vida nunca se considerou nem artista plástico nemmatemático mas sim um artista gráfico.
 
Dava-lhe uma enorme satisfação o interesse com que os matemáticos e cientistas recebiam a sua obra:
 
"Confrontando os enigmas que nos rodeiam econsiderando e analisando as observações que fazia, terminei nos territórios da Matemática. Apesar de não possuir qualquer conhecimento ou treino nas ciências exactas, sinto muitas vezes que tenho mais em...
tracking img