Exatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Toda bibliografia deve refletir uma intenção fundamental de quem a elabora: a de atender ou a de despertar o desejo de aprofundar conhecimentos naqueles ou naquelas a quem é proposta. Se não abibliografia se torna um papel inútil, entre outros, perdido nas gavetas das escrivaninhas.
Uma relação bibliográfica não pode ser uma simples cópia de títulos, feita por acaso, ou por ouvir dizer. Quem asugere deve saber o que está sugerindo e por que o faz. Quem a recebe, por sua vez, deve ter nela, não uma prescrição dogmática de leituras, mas um desafio. Desafio que se fará mais concreto na medidaem que comece a estudar os livros citados e não só a lê-los por alto, como se folheasse, apenas.
Estudar é, realmente um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura crítica sistemática. Exigedisciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a.
Isto é, precisamente, o que a "educação bancária" não estimula. Sua tônica reside fundamentalmente em matar nos educando a curiosidade,o espírito investigador, a criatividade. Numa visão crítica, as coisas se passam diferentemente. O que estuda se sente desafiado pelo texto em sua totalidade e seu objeto é aprimorar-se de suasignificação profunda. Esta postura crítica, fundamental, indispensável ao ato de estudar.
Assumir o papel de sujeito deste ato. Isto significa que é impossível um estudo sério se o que estuda se põe emface do texto como se estivesse magnetizado pela palavra do autor, à qual emprestasse uma força mágica como uma "vasilha" que deve ser enchida pelos conteúdos que ele retira do texto para pôr dentro desi mesmo.
Estudar seriamente um texto é estudar o estudo de quem, estudando, o escreveu. É perceber o condicionamento histórico-sociológico do conhecimento. É buscar as relações entre o conteúdo emestudo e outras dimensões do conhecimento. Estudar é uma forma de reinventar, de recriar, de reescrever - tarefa de sujeito e não de objeto. A atitude crítica no estudo é a mesma que deve ser tomada...
tracking img