Exames laboratoriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exames Laboratoriais (Sumário de urina, Urocultura, Parasitológico, Coprocultura)

Sumário

Introdução.........................................................................................................03
Sumário de Urina..............................................................................................04Urocultura..........................................................................................................10
Exame Parasitológico de Fezes........................................................................13
Coprocultura......................................................................................................15
Conclusão..........................................................................................................18Referências........................................................................................................19

Introdução
Os exames laboratoriais em geral são coletados para uma análise mais específica de microorganismos presentes em nosso organismo.

A análise da urina é usada como exame diagnóstico complementar desde o século II. Trata-se de um exame indolor e de simplescoleta, o que o torna muito mais agradável para os pacientes do que as análises de sangue, por exemplo, a avaliação da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenças sistêmicas, nomeadamente doenças. O exame de urina ou EAS, sumário de urina, é fundamental para descobrir a causa de ter dor quando faz “urina-se”, a micção dolorosa pode ser resultado de algum tipo de infecção ou cálculorenal, a pedra nos rins.

A Urocultura é um exame realizado à urina, para diagnosticar uma infecção urinária e o antibiótico específico para o agente causador.

O exame parasitológico das fezes tem como objetivo cinco propósitos principais: fornecer informações úteis ao diagnóstico, servir como guia para o tratamento, acompanhar e determinar a eficiência do tratamento, trazerinformações de valor para estudos epidemiológicos e fornecer os elementos básicos para corrigir as deficiências nos programas de profilaxia do meio ambiente. Todos os parasitas patogênicos ou não patogênicos deverão ser reportados nos seus nomes científicos, dando ênfase ao estágio de diagnóstico identificado.

O material analisado na Coprocultura são fezes frescas. Esse exame de fezes normalmente éfeito no laboratório fazendo-se primeiro a cultura para isolar agentes biológicos que causam infecção gastrointestinal.

Normalmente é feita cultura para as 3 mais comuns causas de gastroenterites: Salmonela sp. Shigella sp. e Escherichia coli. Verificando-se o crescimento de colônias nas placas de cultura e depois e analisando em microscópio óptico para certificar-se e liberar odiagnóstico.

Sumário de Urina
O exame rotineiro de urina é um método simples não-invasivo capaz de fornecer uma variedade de informações úteis em relação às patologias envolvendo os rins, o trato urinário e, por dados indiretos algumas patologias sistêmicas.
Para colher uma amostra de urina que represente o estado metabólico do paciente, é necessário controlar certos aspectos da coleta, hora,duração, dieta e medicamentos ingeridos e métodos da coleta. Saber como colher a urina certa para o exame solicitado pelo médico é importante para que o resultado seja o mais fidedigno possível. Vários nomes são usados para se referirem a este tipo de análise: Urina I, EAS, parcial de urina, sumário de urina, exame de urina e outros.
Basicamente a urina é composta por uréia e outras substânciasquímicas inorgânicas (cloreto, sódio e potássio) e Orgânicas (creatinina e ácido úrico) diluídas em água.
Tipos de Amostras
* Primeira amostra da manhã – jato médio
Amostra ideal para exame de rotina ou Tipo I de preferência deve ser colhida no laboratório, se não for possível deve ser levado ao laboratório dentro de 1 hora. Este tipo de amostra é essencial para evitar resultados...
tracking img