Exames contrastados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No dia 26 de abril de 1986, aconteceu na usina nuclear de Chernobil o pior acidente nuclear em tempos de paz. Uma explosão seguida de incêndio em um reator desta cidade ucraniana contaminou 75% daEuropa.Nas imediações de Chernobil, 31 bombeiros ou trabalhadores da usina morreram naquele dia e 135 mil pessoas foram evacuadas. A UniãoSoviética tentou ocultar as proporções do acidente. O nível decontaminação aumentou o nivel de radiação no ar em 600mil vezes. Em todo omundo, cresceu a polêmica em torno do uso e dos perigos da energianuclear. Após o acidente, milhares de soldados construíramumaproteção de aço e cimento, denominada sarcófago, para proteger o reator destruído. Em 1995, foi elaborado um protocolo de acordo entre a Ucrânia e as sete nações mais industrializadas para oencerramento das atividades da usina nuclear de Chernobyl, em troca de assistência econômica.

O acidente nuclear de Chernobil ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil (originalmentechamada Vladimir Lenin) naUcrânia (então parte da União Soviética). É considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear, produzindo uma nuvem deradioatividade que atingiu a UniãoSoviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido, com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a bomba que foi lançada sobre Hiroshima.[1] Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia forammuito contaminadas,[2] resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas.
Cerca de 60% de radioatividade caiu em território bielorrusso.
O acidente fez crescer preocupaçõessobre a segurança da indústria nuclear soviética, diminuindo sua expansão por muitos anos, e forçando o governo soviético a ser menos secreto. Os agora separados paísesde Rússia, Ucrânia e Bielorrússia têm suportado um contínuo e substancial custo de descontaminação e cuidados de saúde devidos ao acidente de Chernobil. É difícil dizer com precisão o número de mortos causados pelos eventos de...
tracking img