Exames contrastados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO EDUCACIONAL GUARANY








EXAMES CONTRASTADOS




Aluna: Ariana Alves Machado











CENTRO EDUCACIONAL GUARANY




TEMA: DACRIOCISTOGRAFIA
FISTULOGRAFIA
SIALOGRAFIA


















INTRODUÇÃO

A Dacriocistografia (DCG) é um exame radiológico contrastado das vias lacrimais e está indicado nos pacientes que apresentamlacrimejamento excessivo e persistente. É realizado por médico oftalmologista com conhecimento clínico e cirúrgico nas patologias das vias lacrimais. A DCG é uma técnica diagnóstica clínica valiosa e que submete os pacientes a um mínimo de complicações ou riscos. Fornecendo-nos preciosas informações que não podem ser obtidas com outros métodos diagnósticos. Após anestesia tópica com colírio anestésico,cateterizamos os canalículos lacrimais e efetuamos a realização das películas radiológicas.

Fistulografia: Como o nome já diz, é o estudo das fistulas ou feridas abertas. Injeta-se o meio de contraste (iodado) diretamente no local da fistula, através de cateter. Após, radiografa-se o local. É indicado para avaliar por raios-X a localização e as dimensões de uma fístula. Esta é uma comunicação de umalesão ou órgão, normalmente com a pele. O contraste iodado é introduzido no orifício através de uma sonda sendo feitas radiografias da região examinada.

Sialografia: O exame radiográfico das glândulas salivares e duetos associados por procedimentos convencional realçada com contraste foram amplamente substituídos por exames de TC e RM onde essas modalidades estão disponíveis. Entretanto, ostécnicos ainda devem ser capazes de realizar esse procedimento conforme descrito neste capítulo quando solicitado, como é evidenciado pelos levantamentos nacionais realizados no Canadá e nos Estados Unidos em 1999. A anatomia específica para a Sialografia inclui as glândulas salivares e os duetos associados de cada um dos três pares principais de glândulas.



DENSIVOLVIMENTO
Dacrioscistologia éútil para localizar a obstrução parcial ou total do sistema de drenagem lacrimal e identificar os fatores etiológicos comprometidos. É de grande utilidade para os pacientes com bloqueio funcional e permeabilidade do sistema excretor. Com a dacriocistografia poderemos identificar os cálculos lacrimais, os tumores, os divertículos, as fístulas e as sequelas traumáticas e programar corretamente otratamento.
OBJETIVO
O estudo por imagens das vias lacrimais de pacientes com epífora possibilita o diagnóstico das obstruções lacrimais e suas possíveis complicações, sendo importante do ponto de vista terapêutico, por fornecer informações mais seguras para a indicação cirúrgica e tipo de operação a ser realizada. Os objetivos deste trabalho são a demonstração dos métodos de imagem disponíveispara o estudo das vias lacrimais e a argumentação do exame que consideramos ser o de primeira escolha.
INDICAÇÃO
O exame contrastado de Raios-X é indicado quando há necessidade de se investigar órgãos e estruturas que não sejam visualizados pela técnica radiográfica simples. Esses órgãos e estruturas tornam-se visíveis pela ingestão ou injeção de substâncias chamadas de contrastes, que são opacosà radiação. A Dacriocistografia (DCG) é um exame radiológico contrastado das vias lacrimais, e consiste em uma técnica diagnóstica clínica importante, pois fornece informações que não podem ser obtidas com outros métodos diagnósticos. Para a sua realização é necessário o uso de contraste iodado.
CONTRA-INDICÇÃO
Se houver suspeita de gravidez o exame não poderá ser realizado.
PREPARO DO PACIENTEEste exame não necessita de preparo prévio.

INCIDÊNCIAS
Tira-se uma radiografia simples em AP do Crânio, sem contraste, depois é feita aplicação do contraste da seguinte maneira: dilatação do ponto lacrimal superior ou inferior usando dilatador de ponto lacrimal, seguida da cateterização do ducto lacrimal com agulha butterfly nº 25, com bisel cortado, acoplada a seringa descartável de 3...
tracking img