Ex-presidiarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ex-presidiários

Um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade moderna é a reintegração de ex-presidiários na sociedade. De nada adianta todo o esforço para melhorar o sistema prisionalbrasileiro, se ao libertar-se o homem, a sociedade o rejeita, o estigmatiza, o repugna e o força a voltar à criminalidade por absoluta falta de opção.
O Estado e a sociedade terão de encarar o problemae buscar soluções urgentes quebrando esse total desinteresse pelo problema.


As dificuldades da inclusão:
Uma vez que tenha cumprido a pena e considerando-se o baixo grau deeficácia do sistema prisional brasileiro em reeducar criminosos, o ex-presidiário é, para a sociedade livre, uma “sinuca-de-bico”: se a sociedade o reintegra imediatamente, corre o risco de ter, dentrode suas casas e/ou empresas, alguém muito suscetível a cometer novos ilícitos; porém, se a sociedade não o reintegra imediatamente, terá a certeza de que esse alguém cometerá novos ilícitos.
Bemprovável que o ex-presidiário seja o mais difícil caso de inclusão social. No entanto, deve ser também o caso que se faz mais urgente e necessário. Para tanto, é preciso que a sociedade entenda que issosó será viável se a reintegração tiver início já no primeiro dia de cumprimento da pena. Do contrário, não adianta esperar que um detento esteja pronto para viver em sociedade apenas porque cumpriuseu tempo atrás das grades, onde havia o mais completo ambiente de violência e injustiça.
A inclusão social de ex-presidiários passa por pelo menos três medidas básicas:
* Reforma do sistemaprisional, que inclua, entre outras coisas, profissionalização dos detentos;
* Reforma do código penal, com inserção de penas mais severas para os reincidentes;
* Incentivos fiscais às empresasque derem emprego a quem já esteve preso.

Estatísticas
Nosso sistema prisional brasileiro hoje conta com aproximadamente 230 mil presos, os quais estão acomodados em pouco mais de 100 mil vagas,...
tracking img