Evolucao do rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE RECURSOS HUMANOS

Pode-se afirmar que essa área da organização trata do recrutamento, da seleção, do treinamento, do desenvolvimento, da manutenção, do controle e da avaliação dos funcionários de uma empresa. Sendo assim, pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando namelhor efetividade organizaciongisl
(CHIAVENATO, 1981).

Como cita Chiavenato neste trecho a área de Recursos Humanos envolve inúmeras coisas, é recrutar, analisar e descrever as funções, treinar, avaliar desempenhos, é o setor responsável também por remunerações, incentivos benéficios, folha de pagamento, entre outros.
É fazer com que empresa e funcionário saiam ganhando, cuidando da relaçãoentre eles, por isso é uma área tão importante, pois é a responsável pela admissão, permanência e demissão do funcionário e tem como missão estabelecer a integração entre os colaboradores, por isso essa área exige um grande conjunto de atividades dentro da organização.




EVOLUÇÃO DO RH

A evolução da história da administração de recursos humanos no Brasil pode ser divida em três fases,segundo Chiavenato (1997).
A primeira é denominada Era da Industrialização Clássica (1900-1950), sendo marcada pelo movimento da administração científica, originárias das experiências de Frederick Taylor e Henry Fayol.
Nessa época, 1890 a 1930, segundo Chiavenato (1997), as atividades da Administração de Recursos Humanos, denominada de Relações Industriais, caracterizava-se pela excessivapreocupação com os custos da organização e os operários eram vistos apenas como meios de produção. Sua tarefa se restringia aos cálculos da retribuição a que os trabalhadores faziam jus em decorrência do trabalho prestado.
A segunda fase é denominada Era da industrialização Neoclássica (1950-1990). Foi nessa era que ocorreu a progressiva aceleração da politização da classe operária, e os sindicatoscomeçaram a se agrupar em federações correspondentes a cada ramo industrial, e começaram então a surgir os conflitos entre proletariado e organização, que tinham o aspecto de conflito industrial. Esse novo panorama trouxe a necessidade de se ter um profissional capaz de gerenciar as novas situações que surgiam dentro das organizações com fruto dessas mudanças. Assim, as grandes empresas começaram acriar departamentos de Relações Industriais, surgindo com isso o conceito de Administração de Recursos Humanos, com a figura do Gerente de Relações Industriais. No entanto, o Departamento de Relações industriais continuava partindo do princípio de que as pessoas deviam ser planejadas e administradas a partir das necessidades da organização.
A terceira fase é a Era da Informação (a partir de 1990) esegundo Chiavenato (1997), a globalização culminou em aumento da competitividade entre as organizações elas se tornaram mais expostas às mudanças ambientais e sua estrutura predominante passou a ser fundamentada não mais em órgãos, mas em equipes multifuncionais de trabalho, com atividades provisórias voltadas para as missões específicas e com objetivos definidos. Assim, o recurso mais importantepassou a ser o conhecimento e a forma de saber usá-lo e aplicá-lo rentavelmente.
Dessa forma, a administração de recursos humanos cedeu lugar a uma nova abordagem: a Gestão de Pessoas. As pessoas deixam de ser apenas recursos organizacionais para serem abordadas como seres de inteligentes, conhecedores, habilidosos, com personalidades, aspirações, etc. Na era da informação, a administração derecursos humanos assume um novo papel: não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com pessoas, os novos parceiros da organização.


Como podemos ver, Chiavenato cita acima as 3 fases que dividiram a historia do Recursos Humanos, e nos mostra o quanto tivemos evoluções positivas.Na primeira fase temos uma visão totalmente focada no dinheiro, na escravidão, na desvalorização...
tracking img