Motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 2:

Motores assíncronos:
O motor assíncrono ou de indução é o tipo de motor mais comumente usado devido à sua construção simples e resistente e Às suas boas características de operação. Eleconsiste em duas partes: O estator ( parte estacionária ) e o rotor ( parte rotativa ). O estator está conectado à fonte de alimentação CA. O tipo mais importante de motor de indução polifásico é omotor trifásico. ( As máquinas trifásicas possuem três enrolamentos e fornecem uma saída entre os vários pares de fios. ) Quando o enrolamento do estator é energizado através de uma alimentaçãotrifásica, cria-se um campo magnético rotativo. À medida que o campo passa pelos condutores do rotor, é induzida uma fem nesses condutores, gerando uma corrente neles. Os condutores do rotor transportandocorrente no campo do estator possuem um torque exercido sobre eles que faz o rotor girar.

Velocidade e escorregamento:
A velocidade do campo magnético rotativo é denominada velocidade síncrona domotor.
Um moto de indução não pode operar com a velocidade de sincronismo, pois nesse caso o rotor estaria estacionário em relação ao campo rotativo e não seria induzida nenhuma fem no rotor. Avelocidade do rotor deve ser ligeiramente menor do que a velocidade de sincronismo, para que seja induzida uma corrente no rotor que permita a rotação do mesmo. A diferença entre a velocidade do rotor e avelocidade de sincronismo é denominada de escorregamento e é expressa como uma percentagem da velocidade de sincronismo.

Spercentual=Ns-NrNs*100

* S= escorregamento;
* Ns= velocidade desincronismo, RPM;
* Nr= velocidade do rotor, RPM.

Frequência do rotor:
Para qualquer valor do escorregamento, a frequência do rotor é igual à frequência do estator vezes o escorregamentopercentual, ou:

fr=Sfs

* fr= frequência de rotor, Hz;
* S= escorregamento percentual ( escrito na forma decimal );
* fs= frequência do estator, Hz.

Torque:
O torque de um motor de...
tracking img