Evaporadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Os tipos de evaporadores são:

Evaporador de filme descendente: a solução a ser concentrada é alimentada pelo topo dos tubos de aquecimento e desce pelas paredes internas como um filme fino. Ofluxo é descendente devido à ação da gravidade e aumentado pelo fluxo paralelo de vapor formado. O vapor e o filme liquido residual são separados em baixo, parte em uma calandria e a jusante noseparador centrífugo.

Evaporadores de circulação forçada: o líquido é circulado através da calandria por meio de uma bomba de circulação, onde ele é superaquecido a uma elevada pressão, maior que suapressão normal de ebulição, ao entrar no separador a pressão do líquido é rapidamente reduzida, resultando em uma quantidade de líquido rapidamente evaporada para fora.

Evaporadores de pratos:produtos com médio aquecimento são transferidos em contracorrente através de passagens relevantes. As distâncias dos pratos são definidas em conjunto com pratos de formas especiais que geram forteturbulência, resultando em uma ótima transferência de calor. O líquido residual e o vapor são separados a jusante, dentro do separador centrífugo. O grande tubo de entrada e o movimento para cimaasseguram ótima distribuição sobre a seção transversal total do trocador de calor.

Evaporadores de circulação: o líquido a ser concentrado é alimentado pelo fundo e sobe para o topo pelos tubos deaquecimento de acordo com o princípio do filme ascendente. Devido ao aquecimento externo dos tubos, o filme líquido dentro das paredes do tubo inicia a ebulição liberando vapor. O líquido é separado dovapor no separador a jusante e flui através dos tubos de circulação do licor no interior do evaporador, garantindo estabilidade e uniformidade de circulação. Na câmara de ebulição do evaporador decirculação é dividido em várias câmaras separadas, cada um equipado com seu próprio sistema de circulação de líquido, a superfície de aquecimento requerida para concentrações finais altas pode ser...
tracking img