Evangelico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ladrão e Roubador
agosto 8, 2011 Por (nome do autor) inforgospel.com · Deixe um Comentário
Arquivado em: Informações Gerais
“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino dos céus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus”. Outra tradução emvez de Sempre me preocupei, lendo esses versículos, com o que eu considerava uma redundância: o uso dos termos “ladrões” e “roubadores”. Hoje decidi pesquisar, pensar, orar e pedir a Deus o esclarecimento, uma vez que a sentença é fatídica: “não herdarão o reino de Deus”.
O dicionário diz que ladrão “é o indivíduo que rouba”; roubador “é aquele que pratica o roubo” e trapaceiro é “aquele que faztrapaças, trampolineiro, finório, velhaco, espertalhão, embusteiro”. Roubar é “apropriar-se de bens pertencentes a outrem, mediante ameaça ou violência; raptar; seqüestrar”. Se as palavras “ladrão” e “roubador” significam a mesma coisa, porque teriam sido colocados os dois termos num mesmo versículo? Talvez a tradução para “trapaceiro” ou “embusteiro” seja a mais apropriada em comparação a“ladrão”. O que sei é que nada na Bíblia consta por acaso.
Efetuando algumas pesquisas, cheguei a algumas conclusões:
- O termo “ladrão”, que tanto pode ser substantivo (ex.: “o ladrão entrou na casa furtivamente”) como adjetivo (ex.: “aquele rapaz é um ladrão”), representa aquilo que a pessoa é: um ladrão, da mesma forma que dizemos que as pessoas são aquilo que elas fazem ou se tornam: um médico, umacostureira, um viciado, por exemplo. O ladrão é aquele que rouba premeditadamente, que planeja o roubo, que vive do roubo, que se dedica à atividade do roubo. Ele toma o que não é seu de forma furtiva ou mediante a violência e todos o chamam de “ladrão”.
- O termo “roubador” pode ser apenas um adjetivo (ex.: “fulano avalizou para o sicrano, sem saber que fosse um roubador”). O roubador temprofissão, exerce atividades que não sejam exatamente o roubo, mas ele se apropria do que não é seu, de forma premeditada ou apenas por descuido. Quando o Senhor Deus, no livro do profeta Malaquias, fala ao povo acerca dos dízimos, o termo hebraico correspondente no grego é “roubador” e não “ladrão” (Ml 3.8). Deus chama o povo de “filhos de Jacó” (substantivo), no v.6, mas o adjetivo correspondente nocontexto é “roubador”. Ao reter os dízimos e ofertas, o povo está se apropriando daquilo que pertence ao Senhor. Ser “roubador” é muito mais terrível do que ser “ladrão”. O ladrão é marginalizado, é preso, condenado, muitas vezes até linchado. O ladrão toma apenas o que é material. Se, porventura, durante o ato do roubo ele praticar um homicídio, além de ladrão ele passa a ser chamado de homicida. Ouseja, torna-se ladrão e roubador: apropria-se do material e rouba a vida. O roubador vai além: toma o material e rouba também a moral, a boa fama, a saúde e outros bens de pessoas que são, geralmente, do bem. Os políticos corruptos, por exemplo, são pessoas de renome, recebem salários, aparecem na mídia, mas se tornam roubadores quando praticam a propina, beneficiam sua parentela e cobram porapoios ao governo. Toda apropriação indébita torna o indivíduo um “roubador”.
Existem muitas formas de o indivíduo se tornar um roubador:
- quando pede que alguém o avalize em algum contrato e não paga em dia (ou, simplesmente, não paga), obrigando aquele que o beneficiou com sinceridade a pagar suas contas para não ter o nome sujo na praça;
- quando empresta folhas de cheque para alguma transaçãoe não cobre esses cheques, deixando quem o ajudou com amor em situações difíceis, quando não deprimentes;
- quando empresta com promessas de devolução e não as cumpre;
- quando se apropria de algo que não é seu: um livro, cd, dvd, utensílio ou qualquer bem que foi;
- quando compra e não paga, apropriando-se daquilo que representa o ganha-pão do seu próximo;
- quando, prestando serviços,...
tracking img