Evaldo cabral de mello

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÂO

Autor de uma interpretação inovadora da história pernambucana, Evaldo Cabral de Mello apresenta-se no cenário intelectual do mundo. Escritor de livros já clássicos sobre a dominação holandesa no Brasil.
Desde que foi descoberto pela imprensa, o historiador ganhou status de estrela. Em geral é avesso a entrevistas e treme nas bases ao pensar possibilidade de serreconhecido na rua. A luz dos refletores incomoda a timidez deste diplomata aposentado que escolheu o Rio de janeiro como paradeiro depois de correr o mundo. Irônico, é dono de idéias originais sobre o Brasil a os brasileiros.
Seus trabalhos vêm sendo comentados por historiadores reconhecidos como Charles R. Boxer e Fernand Braudel. Recentemente a Editora UFMG e a Editora Fundação Perseu Abramopublicou um livro dedicado à análise da obra do historiador pernambucano. Leituras críticas sobre Evaldo Cabral de Mello trazem cinco ensaios de especialistas, além de entrevistas e comentários do autor. Objetivando estabelecer nesse volume u diálogo sistemático, crítico e pluralista como pesquisador.
Esta pesquisa visa convidar o leitor entrar no mundo de Cabral de Mello. Mundo esse diverso,cheio e interdisciplinaridade, ocasionando uma ampliação da visão do passado humano. Nas entrelinhas deste trabalho mostraremos seus principais aspectos temáticos abordados. Tanto em suas oras propriamente ditas quanto em seus depoimentos.
Os métodos de pesquisa aqui utilizados compreendem desde leituras e análise crítica de suas obras, ou de obras, a seu respeito, quanto a busca na busca porentrevistas dadas por ele. Não queremos trazer tão-somente uma explanação de suas idéias, mas seus pensamentos em si. Por isso utilizamos como formas para enriquecer o trabalho as citações diretas do próprio Evaldo.
Analisaremos a partir de agora um dos maiores historiadores vivos.





2. BIOGRAFIA

Evaldo Cabral de Mello é hoje considerado um dos maiores intelectuaisvivos. Nascido no Recife, em 20 de novembro de 1936. Onde realizou os estudos primários e secundários em sua terra natal. Faz parte de uma família de intelectuais pernambucanos, entre ele, é irmão do escritor e poeta João Cabral de Melo e primo de Gilberto Freyre.
Não possuía muita afinidade com seu irmão, João Cabral. Além de ter ido para o Rio quando ele ainda era muito novo, tinha 6 anos, otemperamento d irmão mais velho era um tanto quanto obsessivo, cansativo e difícil o que diminuía mais a convivência. Chegou a passar as férias na casa dele no Rio. João em sua obra nos diz: “Devo dizer que me converti a Pernambuco antes de João. Não tinha a menor dúvida, por razão simples. Embora eu seja 16 anos mais moço, João só começou a falar de Pernambuco, se não me engano, em ‘Caos semPlumas’, de 1950. Nessa época, eu já estava mergulhado na História de Pernambuco. Numa palestra na casa de Rui Barbosa, contei muitas coisas específicas da poesia dele. Há uma série de alusões na obra dele que só eu e minha irmã – éramos seis irmãos, mas já morreram todos - somos os únicos capazes de entender, inclusive de natureza familiar. Por exemplo, a referência que ele faz num verso a um ‘tiode texto’, que se chamava João Cabral de Mello Filho. Quando era meninote, uma vez João encontrou lá perto de casa um calçada de cimento recém-feita e escreveu ‘João Cabral de Melo passou por aqui’. Tio João passou horas depois ali, viu aquilo e ficou danado. Ele era juiz de direito, desembargador... Ele e João sempre se estranharam muito”. [1]
Já os eu relacionamento com Gilberto Freyre foimais próximo. Freqüentava a casa do primo de sua mãe na adolescência. Gilberto foi a influência decisiva, embora o historiador não sinta identificação com suas idéias. Mas também foi muito decepcionado com Gilberto Freyre como pessoa, devido à vaidade dele, que era muito grande. Sobre essa decepção nos relata: “Tendo essa experiência, Eu perdi a vontade de conhecer escritores. E parti do...
tracking img