Euterpe edulis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ,Introdução – Diagnóstica Das Áreas de Influência
1. – Meio Socioeconômico
1- O Distrito de Taiaçupeba
Taiaçupeba é um distrito do município de Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo, fica a uma distância de 77 km em relação da Capital e 26 km em relação à cidade de Mogi das Cruzes; localizada no vetor sul da cidade, faz divisas com os distritos de Quatinga eBiritiba-Ussú. Seu nome é de origem tupi-guarani, devido a existência de catetos e queixada, espécies de porcos selvagens, que eram abundantes nessa região.  Os índios os chamavam de “taiaçupeba”, tai=dentes – açu =grande – peba=branco. (AGE BRASIL)
O rio homônimo que corta a região deságua no rio Tietê e marca a divisa entre Mogi das Cruzes e Suzano. A sua colonização iniciou-se em 1864 quando o localpassou a ser utilizado por bandeirantes para repouso e acampamento, na época tinha o nome de Capela do Ribeirão. (AGE BRASIL)
O Distrito possui uma área rural de153 km²; 7466 habitantes, sendo 3908 homens e 3558 mulheres. Residem na área urbana 3203 habitantes e na área rural 4263 habitantes. (ECOFUTURO)


1.1.2 – Perfil Socioeconômico e Atividades Econômicas
A economia localcom o passar dos anos se desenvolveu através do: Eucalipto para celulose, Carvão, plantio de Hortaliças e cogumelos, Palmito e Cambuci. Atualmente as atividades econômicas predominantes são a agricultura e o comércio local.

1.1.3 – Descrição das Atividades Turísticas
Aberto à visitação monitorada, o Parque das Neblinas preocupa-se também com a inclusão da comunidade à sua volta noprocesso de preservação. Todos os serviços prestados no parque (da monitoria à alimentação) são obtidos prioritariamente no Distrito de Taiaçupeba. (UOl, Viagens)
O parque conta com diversas modalidades de turismo ecológico como: mountain bike e canoagem. É possível também, observar aves (há mais de 200 tipos) e as orquídeas da área. O espaço tem ainda 315 espécies de arbóreas nativas, 35mamíferos de grande porte e 47 espécies de anfíbios. O parque conta com centro de visitantes com restaurante. (Guia Folha, Passeios)
Em julho desse ano a Mostra de Inverno de Mogi das Cruzes aconteceu no Distrito de Taiaçupeba. O evento aconteceu dentro da programação da Secretaria Municipal de Cultura. (MOGIANO, notícias)
Entre as atrações, além da beleza natural do distrito, foioferecido aos visitantes um cardápio gastronômico com comidas típicas da região, artesanato e uma programação artística com vários gêneros. (MOGIANO, notícias)
O 1º Festival de Inverno realizado em Taiaçupeba,teve seus objetivos alcançados. Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo distrito em nove dias - quatro mil somente no domingo (19/07) – o festival apresentou o potencial turístico daregião ao público. (JUS BRASIL, Notícias)
O desenvolvimento turístico do distrito irá garantir o desenvolvimento econômico e social de toda a região, além de promover a melhoria na qualidade de vida, com a oportunidade de geração de renda e emprego. (MOGIANO, notícias)


1.1.4 - Vocações do Distrito para a Implantação do Turismo Ecológico

O Turismo Ecológico é um segmento daatividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural, incentivando sua conservação e visando incutir a consciência ambiental; gerando renda para as populações envolvidas. (CAVALCANTI, 2004)
Explorada indiscriminadamente para a extração de palmito e madeira, a área onde hoje é localizado o Parque das Neblinas teve o processo de regeneração da Mata Atlântica iniciado em1988, e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Distrito. Com 2.800 hectares, na década de 1990, a área foi reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e tombada e considerada Patrimônio Histórico pelo Condephaat. (UOl, Viagens)


2. – Meio Físico
1. - Clima
O clima do município, como em toda a Região Metropolitana de São Paulo, é o...
tracking img