Overclocking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice









Introdução

















































Overclocking



























Figura 1




O que é o overclocking?

Overclocking é o nome atribuído ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência (hertz)  mais alta do que a especificadapelo fabricante.


Uma das principais razões para a realização de overclock é o aumento do desempenho do hardware, nomeadamente nos componentes como o Processador, a Placa-Mãe, a Memória e Placa de Vídeo. O aumento da frequência nesses componentes, pode resultar no sobreaquecimento dos mesmos e criar instabilidade no sistema, podendo também danificar o hardware quando realizado de maneiraimprópria, ou seja, se ocorrer um aumento excessivo da potência debitada.























































Quais os riscos e os cuidados a ter



O overclock leva a um aumento do consumo de energia, sendo necessário ter a uma fonte de alimentação capaz de debitar (de uma forma estável) a potência necessária aofuncionamento do sistema, em overclock. Esse aumento de potência levará os componentes sujeitos a overclock a um aumento da sua temperatura e será indispensável dissipá-la de uma forma eficaz.

É necessário um bom sistema de refrigeração, um comum sistema de refrigeração adquirido com o equipamento não será capaz de dissipar a quantidade de calor necessário para um overclok seguro, é assim necessáriosubstitui-los por ventiladores mais poderosos, dissipadores de calor ou refrigeração a água (watercooler). Quanto maior for o valor do Overclocking mais refrigeração será necessária, sendo o overclocking efectuado através da do aumento da frequência (velocidade) e a voltagem de operação do processador.





Refrigeração

Os dissipadores de calor, muitas vezes, são feitos inteiramente de cobre,que possui uma alta condutividade térmica, tendo um custo elevado. É muito comum a utilização do alumínio que, sendo mais barato que o cobre, também possui uma menor condutividade térmica. Em muitos casos os dissipadores combinam dois ou mais materiais para atingir uma boa relação qualidade-preço.
A refrigeração é um dos maiores problemas encontrados quando se planeia fazer overclocking, ossistemas de arrefecimento já se encontram a funcionar na sua capacidade máxima estando apenas preparados para manterem o computador a funcionar com de acordo com a velocidade prevista de série pelo fabricante.

















Figura 2 - Sistema de refrigeração a ar de série do processador



Estes sistemas de origem devem ser então substituídos por sistemas com maior capacidade dearrefecimento dos componentes. Usando um sistema de arrefecimento a ar de maior condutividade e maior deslocamento de ar para um arrefecimento mais eficaz.




[pic]







Ou pode ser usado um sistema de refrigeração a água, que consiste em canalizar um líquido de refrigeração pela superfície do dissipador de calor e em seguida passá-lo através de um radiador para dispersar o calorda máquina para longe dos componentes.



[pic]









[pic]

Figura 3 - Aplicação de massa térmica no processador

Igualmente importante é também a utilização de massa térmica que é essencial para dissipar calor, fazendo a transferência de calor entre o processador e o dissipador.

Os riscos do overclocking podem ser reduzidos se forem tido em conta as precauçõesnecessárias:

Certificar que a tensão aplicada ao componente não excede em demasia a tensão definida pelo fabricante (dependendo da marca e modelo poderá ir de 10% a cerca de 30%)

Garantir que o sistema de arrefecimento é capaz de dissipar a potência consumida pelo componente.





Vantagens



O utilizador pode adquirir ou possuir um equipamento lento ou desactualizado, componentes mais...
tracking img