Eutanasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sermão da Páscoa
O Sangue da Páscoa

“E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.” Êxodo 12.1-3

“E tomarão do sangue, epolo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.” Êxodo 12.7

“Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses doEgito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” Êxodo 12.11-14

“E aconteceu, à meia noite,que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.” Êxodo 12.29-30

Aqui temoso registro bíblico da instituição da Páscoa. Antes de tratarmos com a Páscoa em si, quero relembrar o contexto apropriado, considerando os eventos que levaram a ela.

Aproximadamente quatrocentos anos (antes da instituição da Páscoa), Deus disse a Abraão que seus descendentes seriam escravizados e maltratados durante um tempo num país estrangeiro, mas após isso Deus castigaria a nação onde elesserviram como escravos, e tiraria eles de lá e os levariam à sua própria terra (“...então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas.” Gênesis 15.13-14).

De acordo com o plano e decreto deDeus, os filhos de Jacó, que tinham ciúmes do favor especial do pai deles para com José, venderam o seu irmão mais novo para o Egito.

Mas Deus guardou José, e ele foi elevado à posição mais alta no Egito abaixo de Faraó, para supervisionar as preparações para a fome que haveria de vir.

Quando a fome veio e as nações ficaram sem comida, elas vinham até o Egito para comprar deles. Jacótambém enviou seus filhos para comprar comida, e eles foram reunidos com José. Como a fome continuaria por algum tempo ainda, Jacó e toda a sua família se mudaram para o Egito e foi-lhe dada um pedaço de terra como sua residência.

O Livro de Êxodo começa quando um novo Faraó se sentiu ameaçado pelo crescimento em número e prosperidade de Israel. Assim, ele os escravizou e então deu até mesmo ordenspara matar os recém nascidos machos deles.

Mas então o povo de Israel clamou ao Senhor, que era fiel à sua promessa a Abraão, e o Senhor enviou Moisés para confrontar Faraó e tirar o seu povo do Egito.

Quando Deus chamou Moisés para essa obra especial, ele lhe disse que Faraó não deixaria o povo partir tão facilmente. Ou, de outra forma, podemos dizer que Deus não deixaria Faraó permitirtão facilmente. Ele disse: “Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.” Êxodo 7.3.

Ele controlaria diretamente o coração de Faraó para desafiar o mandamento divino, mesmo diante dos desastres miraculosos que Deus enviaria contra a nação. Em outras palavras, Deus prolongaria deliberadamente a luta entre Faraó e Moisés para...
tracking img