Eugenia no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (3000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A EUGENIA NO BRASIL: CIÊNCIA E PENSAMENTO SOCIAL NO MOVIMENTO EUGENISTA BRASILEIRO DO ENTRE-GUERRAS[?]


Vanderlei Sebastião de Souza(


O objetivo deste trabalho consiste em discutir o desenvolvimento da eugenia no Brasil durante o período entre-guerras. Procuraremos demonstrar como surgiu o debate em torno do movimento eugenista no contexto nacional, enfatizandoprincipalmente as idéias e os arranjos científicos e sociais com as quais trabalhavam os intelectuais e cientistas brasileiros. Considerando que a história da ciência deve ser interpretada em sua devida historicidade cultural[?], nosso esforço consistirá em perceber de que maneira o pensamento social e político brasileiro sustentaram e lançaram um papel crucial no processo de formação deste movimento deidéias denominado eugenia.
As discussões sobre a eugenia emergiram no Brasil durante as décadas de 1910 e 1920, associando-se diretamente às preocupações nacionais quanto ao estado de saúde, saneamento, higiene e da situação racial da população. Os primeiros trabalhos sobre eugenia apareceram no início da década de 1910, com pequenos artigos publicados na imprensa carioca e paulista. Em 1914, omédico Alexandre Tepedino, sob a orientação do Prof. Miguel Couto, apresentaria à Academia de Medicina do Rio de Janeiro a primeira tese sobre eugenia, intitulada Eugenia[?]. No entanto, conforme lembrava o eugenista Renato Kehl anos mais tarde, “parece que a questão não lograra interessar os nossos homens de ciência, os nossos jornalistas e estudiosos. A doutrina teria, talvez, sido malcompreendida”. Mas enfim, continuava Renato Kehl, “chegou, afinal, o dia de iniciarmos a nossa propaganda”[?].
A hora e a vez da eugenia havia chegado. Em 1917, o jovem médico e farmacêutico Renato Kehl, que se tornaria o principal propagandista da eugenia no Brasil e na América Latina, iniciaria uma grande campanha de divulgação das idéias eugênicas no meio médico e intelectual. A entusiasmadapropaganda causaria impacto, contribuindo para que em janeiro de 1918, após a mobilização e os esforços da elite médica paulista, fosse fundada a Sociedade Eugênica de São Paulo, a primeira sociedade de eugenia da América Latina[?]. Contando com 140 membros, entre eles os mais prestigiados cientistas e intelectuais brasileiros, esta instituição se considerava como uma associação científica de estudose propaganda sobre a regeneração racial da população brasileira[?].
Durante os anos 1920, o movimento eugenista se deslocaria para o Rio de Janeiro, onde ganharia novo fôlego em meio ao crescente nacionalismo que estimulava grande parte da intelectualidade local. Convencidas do poder da ciência em estabelecer uma nova ordem ao mundo, a elite brasileira entendia que a eugenia poderiadesempenhar um papel importante no sentido de auxiliar a regeneração nacional, orientando o Brasil a seguir o trilho do progresso e do tão almejado “concerto das nações civilizadas”. Neste sentido, como explica Nancy Stepan, a “eugenia no Brasil deve ser vista como parte de um entusiasmo generalizado pela ciência como ‘sinal’ de modernidade cultural”[?]. Para o eugenista Renato Kehl, a eugeniarepresentava muito mais que sinal de modernidade cultural, “ela é mais que ciência, é religião, religião da saúde, do corpo e do espírito – a verdadeira religião da humanidade”[?].
Os primeiros passos do movimento eugenista brasileiro se confundiam de tal modo com os ideais sanitaristas, que as primeiras obras sobre eugenia se associaram intimamente ao ideário ambientalista já em voga na época.Segundo Nancy Stepan, “estrutural e cientificamente, a eugenia brasileira era congruente, em termos gerais, com as ciências sanitárias, e alguns simplesmente a interpretavam como um novo ramo da higiene”[?]. Como argumentava o médico e eugenista Olegário de Moura, saneamento é a mesma coisa que eugenia, “sanear é eugenizar”, e completava, “saneamento-eugenia é ordem e progresso”[?]. Do mesmo...
tracking img