Henry david thoreau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O AUTOR:
Henry David Thoureau nasceu em 12 de julho de 1817 na cidade de Concord e veio a falecer no dia 6 de maio de 1862. Foi um autor estadunidense, naturalista, filósofo, pesquisador,historiador, poeta e naturalista. Também foi abolicionista realizando obras nas quais atacava as leis contra as fugas de escravos. Thoureau chegou a fundar uma escola com seu irmão em 1838, mas não foi bemaceita pela sociedade da época por não ter castigos físicos.
Thoureau conheceu Ralph Waldo Emmerson em 1835, poeta famoso com quem manteve grande amizade, eles faziam parte do grupo dostranscendentalistas mas Thoureau se esquivava de algumas ideias e divagações místicas típicas do grupo.
Ele sempre acreditou que o homem deveria ganhar somente o necessário para sobreviver e nada mais, sempretrabalhou como agrimensor e como ensaísta, somente foi trabalhar na fábrica de lápis da família quando seu pai morreu e precisou ajudar a mãe e as irmãs.
Por viver sempre inconformado com o modo capitalistada sociedade da época há relatos de que ele visitou aldeias indígenas somente com a roupa do corpo, ao contrário de seus contemporâneos que usavam armas de fogo nas mãos.
Em 1845, com 27 anos,Thoreau foi morar no meio da floresta, em um terreno que pertencia a Ralph Waldo Emerson. Às margens do lago Walden construiu sua casinha e um porão para armazenar comida. Apesar de inexperiente comoagricultor, tentou a auto-suficiência e, a longo prazo, teve algum sucesso, plantando batatas e produzindo o próprio pão.
Segundo suas próprias palavras, ele foi morar na floresta porque queria "viverdeliberadamente". Queria se "defrontar apenas com os fatos essenciais da existência, em vez de descobrir, à hora da morte, que não tinha vivido". Em seu período na floresta, ele queria "expulsar o quenão fosse vida".
Baseado no relato e em todo o pensamento filosófico empreendido nos dois anos em que morou na floresta, Thoreau escreveu "Walden ou A vida nos bosques", uma obra que se tornaria um...
tracking img