Eua democratas x republicanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dentro dos Estados Unidos existe o bipartidarismo formado pelos partidos Republicano e Democrata. Eles têm se revezado no governo estadunidense desde o século XIX. É preciso ressaltar que apesar dademocracia norte americana beneficiar a existência de dois grandes partidos, a lei garante a formação de quaisquer partidos. Existem, hoje, vários partidos políticos, porém estão em uma situação dequase impossibilidade de vencer as eleições. Por isso, muitos acabam se unindo aos dois grandes grupos políticos – Republicanos e Democratas.
A presença de outros partidos no poder data de até 1865,depois passou a ocorrer a conhecida troca de Republicanos e Democratas, como acontece até hoje. Um partido político fundado por Thomas Jefferson e James Madison foi o “Partido Democrata-Republicanodos Estados Unidos” que na década de 1820 se dividiu e formou o atual partido Democrata.
Outro partido que se destacou na história foi o “Partido União Nacional” que tem como seu principalrepresentante no poder Abraham Lincoln que presidenciou a nação vermelha, azul e branca de 1861 a 1865. Este partido era formado por Republicanos e Democratas do norte. Podemos perceber que mesmo com aexistência de outros partidos e alianças os Democratas e Republicanos eram partes essenciais desses conglomerados políticos.
O partido Republicano – conhecido também como GOP (“Grand Old Party” ou “VelhoGrande Partido”) - foi criado em 1854. É simbolizado por um elefante na cor vermelha. Chegou à primeira vez à Casa Branca em 1861 com a eleição de Abraham Lincoln que – por ideologias do partido, eracontrário à escravidão – acabou provocando a “Guerra de Secessão” (1861-1865). O GOP ficou no poder desde então até a grande depressão na década de 1930. Na Segunda Guerra Mundial, combateufortemente o comunismo.
Enquanto no poder, os Republicanos lutavam no Congresso a favor dos negros. Conseguiram as 13ª, 14 ª e a 15 ª emendas. A primeira abolia a escravidão, a segunda garantia proteção...
tracking img