Eu quero trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Do Filme: O Carteiro e o Poeta

Personagens principais
O Poeta – Pablo Neruda
O carteiro – Mario Ruoppolo
A moça – Beatrice Russo
A mãe da moça – Dona Rosa

O chefe dos correios é umpersonagem que pode ser considerado secundário, mas que tem profundo peso nas escolhas feitas pelo carteiro, pois é o primeiro a exaltar o poeta como escritor e como comunista.

Resumo
O poetachileno Pablo Neruda exilado em uma ilha na Itália em fuga do regime político opressor que se configurava em seu país.
Um carteiro semianalfabeto é destinado a levar as correspondências exclusivamentepara o poeta. O chefe dos correios, que se diz comunista como Neruda e o vangloria, contrata o carteiro apenas para tal serviço.
Em meio às entregas o carteiro começa a dialogar com o poeta epedir-lhe autógrafo e conselhos, e se desenrola uma amizade entre ambos através da qual o rapaz se interessa por poesia e pelo comunismo.
O carteiro se apaixona por uma moça da cidade e é ajudado pelopoeta a conquistá-la, no entanto, a mãe da moça encontra um poema, de Neruda, junto ao sutiã dela e fica furiosa. O poema havia sido dado pelo carteiro que o copiara de um dos livros do poeta. Este últimoao ser questionado pela senhora diz nada ter de errado com o que está escrito, pois se tratava apenas de uma poesia que era inofensiva. Importante nas cenas que se desenrolam entes estes doispersonagens é que o significado de Metáfora trabalho entre o carteiro e o poeta é TIDO pela senhora como uma ofensa, algo do demônio e com o conteúdo do poema da certeza a ela de que o rapaz já havia vistosua filha nua.
Segue o poema em sua integra:
‘Nua és tão simples como uma de tuas mãos,
lisa, terrestre, mínima, redonda, transparente,
tens linhas de lua, caminhos de maçã,
nua és magra como otrigo nu.

Nua és azul como a noite em Cuba,
tens trepadeiras e estrelas no pêlo,
nua és enorme e amarela
como o verão numa igreja de ouro.

Nua és pequena como uma de tuas unhas,
curva,...
tracking img