Etodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO - IESA




PABLO WINTER











INTRODUÇÃO AO ENSINO DA METODOLOGIA DA CIÊNCIA





























Santo Ângelo (RS)

2008
PABLO WINTER
















INTRODUÇÃO AO ENSINO DA METODOLOGIA DA CIÊNCIAArtigo entregue à disciplina de Metodologia e Pesquisa Científica, 1° Semestre do Curso de Administração Gestão Internacional de Negócios, do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.






Orientador: Prof.ª Juliana Colpo





SANTO ÂNGELO (RS)

2008

INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO - IESA
CURSO ADMINISTRAÇÃO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE NEGOCIOSINTRODUÇÃO AO ENSINO DA METODOLOGIA DA CIÊNCIA
PROF.ª JULIANA COLPO
07 NOV. 2008

INTRODUÇÃO AO ENSINO DA METODOLOGIA DA CIÊNCIA

PABLO WINTER, PYTER C. A. HAMERSHI

RESUMO

Não referimo-nos aqui as ciências ditas exatas as sugestões metodológicas são importantes à medida que favorecem a criação da pesquisas e naturais. Esse trabalho foi desenvolvido em cima de duas referênciasbibliográficas, que nos explica o ensino da metodologia na ciência, de uma forma simples mas, no entendimento de todos que lerem esse artigo. Ele constitui na explicação das ciências humanas e sociais, do que é metodologia e do que é pesquisa.

Palavras-chave: Ciência. Metodologia. Conhecimento.


1. INTRODUÇÃO


Este trabalho, disponibilizado no Curso de Administração, Gestão Internacionalde Negócios, do Instituto Cenecista de Ensino de Santo Ângelo – IESA, na disciplina de Metodologia e Pesquisa Científica, tem como objetivo o estudo, além de oportunizar a compreensão do Ensino da Metodologia da Ciência.
O trabalho contem um capítulo, e é dividido em subtítulos. Discute questões importantes, dentre elas sobre a pesquisa e a metodologia.
Uma reflexão aprofundadasobre a metodologia do Ensino de Ciências, evidencia marcas profundas de tradicionalismo, inclusive o distanciamento entre teoria e pratica. Essa percepção pode ser confirmada por algumas praticas adotada pelos professores. Basta entrar em uma sala de aula para perceber tal fato. Os professores, apenas com o giz, consideram-se prontos para fazer as demonstrações, mas na maioria das vezes, ele nãodispõe de tempo para uma discussão mais relevante sobre a aplicação dos conhecimentos.
Daí nossa preocupação com o ensino de ciências e suas praticas metodológicas.



2. INTRODUÇÃO DO ENSINO DA METODOLOGIA DA CIÊNCIA

2.1 CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS

Não referimo-nos aqui as ciências ditas exatas as sugestões metodológicas são importantes à medida que favorecem a criação dapesquisas e naturais. Incluídas nesse contexto, as práticas metodológicas do ensino de ciências são relegadas à repetição de conceitos, em sua maioria desvinculada dos problemas sociais. Uma visão mais que tradicionalista.
O que se julga válido para estas também é válido, pelo menos em parte, para as outras, ditas ciências humanas e sociais.
As ciências humanas não são unitárias. PedroDemo afirma que:


O grupo interno mais delineado é a chamada ciência social, que tem como traço mais próprio a visão metodológica de que seu objeto é socialmente condicionado, ou seja, torna-se incompreensível fora do contexto da inter-relação social (1987, p.14).


Das ciências sociais existentes, algumas se dizem aplicadas, porque se voltam mais para aaplicação prática, tais como: direito, administração, contabilidade, serviço social etc, e outras dizem se mais clássicas, são aquelas com mais densidade teórica: sociologia, economia, psicologia, educação, antropologia, etnologia, e também história.
O que se julga válido para estas também é válido, pelo menos em parte,

para as outras, ditas ciências humanas e sociais.
As...
tracking img