Hipoadrenocorticocismo

1006 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE VETERINÁRIA
DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VETERINÁRIA I

SEMINÁRIOS ENDOCRINOLOGIA
HIPOADRENOCORTICISMO CANINO E FELINO

Autores: Leticia Machado e Lúcia Hechter

PORTO ALEGRE
2012/1

HIPOADRENOCORTICISMO ETIOLOGIA
O hipoadrenocorticismo (Doença de Addison) é uma deficiência de mineralocorticoides, glicocorticoides, ou ambos. É uma doença típica de cadelas jovens de meia-idade, com idade média de 4 a 6 anos. Os caninos com hipoadrenocorticismo deficiente de glicocorticoides tendem a ser mais idosos no momento do diagnóstico do que os animais com hipoadrenocorticismo deficiente em mineralocorticoides e glicocorticoides. Também há predisposição por certas raças, como Poodle Standard, Great Dane, cão de água português, Bearded Collie, Rottweiler, West Highland White Terrier e Wheaten Terrier. O hipoadrenocorticismo é raro e aparentemente não há predisposição sexual nos felinos.
HIPOADRENOCORTICISMO TÍPICO
A insuficiência adrenocortical primária é a mais comum e resulta – predominantemente – da destruição auto-imune das glândulas adrenais. É classificada como idiopática, já que causa da doença não é óbvia e as necropsias são realizadas, em geral, anos após o estabelecimento do diagnóstico, momentos nos quais atrofia de todas as camadas do córtex da adrenal é o achado histopatológico mais frequente. Uma síndrome de deficiência parcial, caracterizada por reserva adrenal inadequada, pode ocorrer inicialmente, com os sinais clínicos manifestados somente durante os momentos de estresse como estadia em hotel, viagem e cirurgia. À medida que progride a destruição das glândulas adrenais, a secreção hormonal torna-se inadequada, mesmo em condições sem considerável estresse, e uma verdadeira crise metabólica ocorre sem qualquer evento óbvio iniciante.
HIPOADRENOCORTICISMO ATÍPICO
É uma deficiência na secreção de glicocorticoides, mas não de mineralocorticoides (em alguns casos, pode desenvolver deficiência

Relacionados