Etodologia de ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE 1
Capítulo 1
A alfabetização, segundo Freire (1987), vai além de juntar letras, ela deve promover a leitura do mundo. Assim, proponha estratégias que promovam a alfabetização científica nas escolas. (nota: 10)
R= Elabore um texto dissertativo com o tema: A química da vida e saúde.
Capítulo 2
Discuta a afirmação: As regras da nomenclatura científica permitem a comunicação entrepessoas que falam idiomas muito diferentes (russo, alemão, japonês, por exemplo). (nota: 05)
R= Há duas organizações internacionais que determinam as regras de nomenclatura, uma para zoologia e outra para botânica. Segundo as regras, o primeiro nome publicado (a partir do trabalho de Lineu) é o correto, a menos que a espécie seja reclassificada, por exemplo, em outro gênero. A reclassificação temocorrido com certa frequência desde o século XX. O Código Internacional de Nomenclatura Zoológica preconiza que neste caso mantém-se a referência a quem primeiro descreveu a espécie, com o ano da decisão, entre parênteses, e não inclui o nome de quem reclassificou. Esta norma internacional decorre, entre outras coisas, do fato de ser ainda nova a abordagem genética da taxonomia, sujeita a revisãodevido a novas pesquisas científicas, ou simplesmente a definição de novos parâmetros para a delimitação de um táxon, que podem ser morfológicos, ecológicos, comportamentais etc.
O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie. Os nomes científicospodem vir do nome do cientista que descreveu a espécie, de um nome popular desta, de uma característica que apresente, do lugar onde ocorre, e outros. Por convenção internacional, o nome do gênero e da espécie é impresso em itálico, grifado ou em negrito, o dos outros táxons não. Subespécies têm um nome composto por três palavras. Ex.: Canis familiares, Canis lúpus, Felis catus.
Capítulo 3
Discutaas correlações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. (nota: 10)
R= As discussões sobre o ensino de Ciências na ultima década tem evidenciado uma forte preocupação dos educadores com os propósitos das disciplinas cientificas no ensino do primeiro e segundo graus. Parece haver uma insatisfação com os resultados obtidos ou uma incompatibilidade de pretensões. De um lado vemos a escola tradicionalformando indivíduos mais aptos a aceitar regras e valores do que questionar e criar novas regras e novos valores; de outro temos uma Sociedade que impulsiona o rápido desenvolvimento científico e tecnológico, demandando transformações de hábitos e, até éticas e morais. Nas escolas a Ciência é transmitida como una, sem dissenções, sem divergências, sem competições internas, sem disputa - umainstituição capaz de alcançar "a verdade", singular, segura; fora das escolas as "verdades", plurais se contrapõem, há controvérsias, há valores que representam parcelas sociais (econômicas, culturais, raciais e políticas) distintas. Durante o ensino, o estudante é solicitado a identificar o que é certo (a distinguir o "correto" do "errado", o "bem" do "mal"); em outras situações ele se depara com váriasversões que podem ser apresentadas como corretas, de acordo com diferentes pontos de vista ou valores. (TRIVELATO, 1995, p.122)
Capítulo 4
Comente os principais acontecimentos relacionados com a Ciência primitiva e antiga. (nota: 10)
Ciência antigaR= Nos séculos VII e VI a.C. surge a filosofia na Grécia nas colônias gregas e do Magma Grécia, essa filosofia fica conhecida como pré-socrática.Ciência Antiga o que se chama de filosofia é um conhecimento abstrato sobre as coisas, que se percebia somente com observação a olho nu, como os filósofos antigos que somente com a observação e a razão tentaram descobrir qual era o elemento fundamental das coisas ou arché. São os gregos pré-socráticos que transformam o conhecimento empírico em ciência, inicialmente essas reflexões são realizadas...
tracking img