Proposta de mkt relacional (constructos) para empresa natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALINE PISONI
CLARA RODRIGUES
CONTRUCTOS

GRAVATAÍ
2012

AUTORES: Aline Pisoni
Clara Rodrigues

CONSTRUCTOS

Trabalho acadêmico para a disciplina de Marketing de Relacionamento, abordando a utilização de constructos na empresa Natura.

ORIENTADOR: Marcelo Curth

GRAVATAÍ
2012

Sumário

1. Introdução 4
2. Natura 5
2.1 A Empresa 5
2.2 História 5
2.3 Missão 62.4 Visão 6
2.5 Valores 7
2.6 Stakeholders 7
3. Constructos 8
3.1 Confiança 8
3.2 Satisfação 9
4. Conclusão 10
5. Bibliografia 11

1. Introdução

A Natura foi considerada ao final do ano passado a empresa de maior faturamento do setor de cosméticos, desbancando outras duas gigantescas empresas que trabalham a nível mundial. O aumento significativo de consumo da marcadeve-se além da qualidade dos produtos, também ao ótimo relacionamento que a organização mantém com seus stakeholders. Pensando no desenvolvimento do seu negócio, a cada ano há maior investimento em pesquisas de tecnologia e desenvolvimento de produtos cada vez melhores que cabem no bolso de todos os mercados.

2. Natura

2.1 A Empresa

A Natura é uma marca de origem brasileira, nascida daspaixões pela cosmética e pelas relações, presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Desde 2004, é uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Nocomportamento empresarial, buscam criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões econômica, social e ambiental. Acreditam que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade e, por isso, buscam manter canais de diálogo abertos com todos os públicos com quem tem contato, em um exercício contínuo de transparência.

2.2 HistóriaA empresa foi fundada em 1969 por Antonio Luiz Seabra, numa pequena loja e um laboratório, em São Paulo, deram origem a um complexo industrial e a uma força de vendas formada, ao final de 2008, por 850 mil revendedoras autônomas (as Consultoras Natura), tanto no Brasil como no exterior. 
Com quatro décadas de existência, a Natura alcançou uma posição privilegiada. É hoje um dos maioresfabricantes brasileiros de cosméticos, produtos de higiene e de perfumaria e, principalmente, reconhecida pelo seu comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços que desenvolve, produz e comercializa e com a qualidade das relações que mantém com seus diferentes públicos. 

2.3 Missão

Segundo Peter Drucker, uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se definepela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa. Já para Philip Kotler, uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalhoindependente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.
Na Natura, a missão é tratada como sua Razão de ser, conforme segue abaixo:
Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.
Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.
Estar Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, doindivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.

2.4 Visão

Segundo Scott, Jaffe & Tobe (1998, p.73), As visões se baseiam na realidade, mas visualizam o futuro. Elas nos permitem explorar as possibilidades, as realidades desejadas. Por causa disto, elas se tornam a estrutura para o que queremos criar, o que nos orienta quando fazemos escolhas e compromissos de ação....
tracking img