Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etnocentrismo

È um conceito antropológico, que ocorre um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social,discrimina outro, julgando-se melhor, seja pela sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma se vestir, essaavaliação é por definição preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico. Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade depensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.
O etnocentrismo é um choque cultural onde de um lado um grupo de colonizadores que sevestem da mesma forma, comem da mesma forma, mora no mesmo estilo e do outro, indígenas que possuem hábitos completamente diferentes. O modo de ver doscolonizadores sobre os indígenas é de completo estranhamento, eles são tidos como selvagens primitivos. Isso acontece porque os colonizadores usam a suasociedade como referencial para julgar os demais “outros”.
Etnocentrismo trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é consideradodiferente. O foco da questão não está em apenas de se tratar da diferencia, mas sim em lidar com elas. Dessa forma, no momento de um choque cultural entre osindivíduos, pode se dizer que cada um considera sua cultura como mas sofisticada do que as cultura dos demais.
Tomar conhecimento do outro sem aceitarsua lógica de pensamentos e seus hábitos acaba por gerar uma visão etnocêntrica e preconceituosa, o que pode até mesmo se desdobrar em conflitos diretos.
tracking img