Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Será abordado nesse trabalho acadêmico um comentário crítico sobre o que é Etnocentrismo, visando um entendimento do que seja essa visão de mundo, aprender sua utilidade e importância para nossa sociedade e também para nosso dia a dia como profissionais que trabalham com o social. Será mostrado as idéias e preocupações que o autor quer passar aos seus leitores, de foram simplificadae atual.

ROCHA, Everardo P. Guimarães. O que é Etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 2003. Coleção primeiros passos, 124p.

O autor Everardo Rocha, no livro o que é etnocentrismo no capitulo Pensando em partir, relata, que o etnocentrismo é uma visão de mundo onde nosso próprio grupo é apoderado, como o centro de tudo e de todos onde os outros são conceituados e sentidos através dos nossosvalores, ou seja, definições do que seja a existência. Quando se pergunta sobre o que é etnocentrismo entende-se que é a procurar saber mais sobre um fenômeno onde se misturam tanto elementos intelectuais e racionais quanto, emocionais e afetivos, estes dois planos de espírito humano sentimento e pensamento, onde é encontrado na história das sociedades, e facilmente encontrável no dia a dia. Assima colocação central sobre o etnocentrismo pode ser expressa como a procura de sabe os processos de funcionamento, as formas, os caminhos e razões, pelos quais tantas e tão profunda distorções se perpetuam nas emoções, pensamentos imagens e representações que faz da vida daqueles que diferentes dos outros. O que importa realmente, neste conjunto de idéias, é o fato de que etnocentrismo, uma mesmainforma os diferentes grupos. O etnocentrismo não é propriedade de uma única sociedade, apesar de que na nossa, revestiu-se de uma forma ativista colonizador com os mais diferentes empreendimentos de conquista e destruição de outros povos. Nas próprias atitudes frente a outros grupos sociais com os quais convivem nas grandes cidades são muitas vezes repletas de resquícios de atitudesetnocêntrica, rotulando e aplicando estereotipo através dos quais nos guiam para o confronto cotidiano.
Everardo Rocha, no capitulo primeiros movimentos, relata que em Portugal no final do século VX e inicio do século XVI era discutido e especulado, nos centros avançados de estudos, onde nascia para o pensamento ocidental, um conjunto radical de novas questões e interesses paradoxos. O mundo do“eu” se via obrigado frente ao “outro” a pensar a diferença; muitas questões se colocavam para aquela gente naquele tempo, muita violência, espanto e perplexidade iriam regular as relações entre povos, sociedade e cultura tão impressionadamente diferentes aponto de uma negar, freqüentemente á outra a própria natureza humana, o inicio do século VXI ficou marcada por idéias de fortes perplexidades.O Evolucionismo foi o primeiro pensamento ocorrido na antropologia, à noção de evolução é um marco fundamental para o pensamente antropológico. No entanto a evolução é o desenvolvimento obrigatório de uma determinada unidade que revela, pelo processo evolutivo, uma segunda forma mostrando, então, sua potencialidade. É um processo permanente onde uma unidade qualquer se transforma numasegunda que, por sua vez se transforma numa terceira e assim sucessivamente. O resultado disso é a permanência do Etnocentrismo agora traduzido na sociedade do “eu” como o estagio mais adiantado e a sociedade do “outro” como estagio mais atrasado. O evolucionismo foi o primeiro eixo sistemático de pensamento sobre o “outro” dentro da Antropologia.
No século xx é onde começa a acontecer tudo muitorápido e traz consigo para a Antropologia uma formulação de idéias nas quais foram exclusivamente criados por um grupo de pesquisadores. Com isso podemos observar que no século xx um vasto conjunto de novas idéias surge.
Encontraremos a partir de então diversas conquistas que foram feitas em um acompanhamento do etnocentrismo dentro da ciência do “outro”, ou seja, dentro da disciplina na...
tracking img