Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IFBA-Campus Simões Filho
Aluna: Ana Vitória Melo de Lelis
Turma: 4º PGN
Prof:Fabiana Freitas
O “problema” do etnocentrismo.

É muito comum nos deparamos com situações de estranhamento emrelação a outras culturas, costumes e crenças. Pois estamos acostumados a pensar no ”eu” como o correto, o principal ,o mais importante .Isso é o que chamamos de uma postura etnocêntrica ,ou seja quandoalguém considera seu grupo étnico ou cultura ,o centro de tudo, menosprezando as outras.
O etnocentrismo passa exatamente por um julgamento do valor da cultura do “outro” nos termos da cultura dogrupo do “eu”. Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando atitudespreconceituosas , muitas vezes radicais e xenófobas.
O etnocentrismo pode ser a causa de profundos conflitos sociais e étnicos. Este problema não é exclusivo de uma determinada época nem de umaúnica sociedade. Talvez o etnocentrismo seja, dentre os fatos humanos, um daqueles de mais unanimidade, por afetar praticamente todas as pessoas, que muitas vezes nem percebem, e por estar enraizado nasociedade há mais de um século, como uma herança do colonialismo.
Alguns exemplos de etnocentrismo estão relacionados ao vestuário. Um deles é o hábito indígena de vestir pouca ou nenhuma roupa; e outrocaso é o uso do kilt (uma típica saia) usado pelos escoceses. São duas situações que podem ser tratadas com alguma hostilidade ou estranheza por quem não pertence àquelas culturas que por nãoconhecer, sempre acha “estranho”, ”esquisito”, e até mesmo “engraçado”. E assim vai sendo cultivado esse pensamento “eu-outro” supervalorizando a cultura do “eu” enquanto despreza-se a cultura do “outro”.Outro grande exemplo foi o regime Nazista, que acreditava na sua supremacia e que deveria existir apenas uma única raça, a Ariana. As pessoas que não correspondiam à definição da constituição...
tracking img