Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com o livro de Everardo Rocha, Etnocentrismo são atitudes pela qual, um individuo ou um grupo social, julga outros indivíduos ou grupos, tendo como referencia seus próprios valores. Como seo “meu” grupo fosse o certo, e que “nós” somos o centro de tudo e que os “outros” devem pensar e sentir através da nossa definição do que é existência. O grupo de referencia, como no meu exemplo é o“meu grupo”, faz uma visão a única possível, a melhor e a mais certa. E o “outro grupo” fica tachado como anormal, engraçado, absurdo. Isso se dá num reforço de identidade do “meu grupo”, que se achasuperior e melhor.
E no decorrer do livro, Everardo mostra exemplos de Etnocentrismo no mundo todo. E um exemplo que eu achei o máximo, foi dos Portugueses tentando colonizar os índios, uma coisa quefazia sentido para os Portugueses e para os índios não tinha necessidade alguma, e por isso, pela cultura diferente e pelo fato dos Portugueses acharem ser o “meu grupo” (como exemplo no inicio doresumo), eles se achavam superior, melhores, civilizados, tacharam os índios como selvagem, primitivos.
Existem idéias que se contrapõem ao etnocentrismo. Uma das mais importantes é a de relativização.Quando compreendemos o “outro” nos seus próprios valores e não nos nossos: estamos relativizando. Enfim, relativizar é ver as coisas do mundo como uma relação capaz de ter um fim ou uma transformação.O percurso que, na Antropologia, busca a superação de etnocentrismo implicou diferentes movimentos e pode, com maior ou menor grau de dificuldade, ser observado a partir de vários ângulos.
Everardotinha como objetivo nesse livro sobre etnocentrismo é o de mostrar como, pouco a pouco, ele foi sendo superado, se não para todos ao menos dentro da Antropologia. A Antropologia deixa sua marca, indoem direção a relativização. O primeiro destes pensamentos, ocorridos na Antropologia e que procurou explicar a diferença, é conhecido como Evolucionismo. Ao fazer a opção do Funcionalismo, a...
tracking img