Etnocentrismo e relativismo cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Esse trabalho discorrerá sobre quatro tópicos importantíssimos para a sociologia e o entendimento dos determinismos sociais, discorrerá sobre as seguintes posturas:

Etnocêntrica:Postura segundo a qual você avalia as outras sociedades a partir de sua própria cultura.

Postura relativista: Uma postura de distanciamento ou afastamento diante do seu modo de pensar, agir esentir. Ou seja, compreender a lógica dos valores do outro.

Postura determinismo geográfico: Esta postura acredita que as diferenças de ambiente físico condiciona totalmente a diversidade cultural. Ouseja, essa postura, acredita que os indivíduos são diferentes, pois habitam áreas geográficas diferentes.

Postura determinismo biológico: Segundo essa postura, as diferenças genéticas determinam asdiferenças culturais.






A DIVERSIDADE CULTURAL - ETINOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL

Todas as diferenças existentes entre as pessoas de todo o mundo, modo de se portar, modo de falar,de se expressar, suas crenças e costumes e a forma das sociedades se organizarem, chama-se Diversidade Cultural. Porém, há diversas pessoas, povos e culturas que possuem uma visão do mundo onde seupróprio grupo ou sociedade é que é a correta, negando todas as outras, somente seus modelos e valores é que são os corretos. 

Xenofobia (preconceito por nacionalidade,  classe social e cor). Podemosinserir nesse contexto alguns exemplos atuais, o bullying, a homofobia, o preconceito racial etc., a isso damos o nome de Etnocentrismo (dificuldade de ver e tolerar as diferenças).



Vemos queno Relativismo Cultural, há grande parte de verdade, pois este defende que o "bem" e o "mal" são relativos a cada  cultura, os princípios morais descrevem os sentimentos em determinada sociedade edeve se basear nas normas descritas por ela.

Após a segunda Guerra Mundial, 192 países assinaram a Carta das Nações Unidas e criaram a ONU - Organização das Nações Unidas em 24 de outubro de 1945...
tracking img