Etnias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DIFERENTES ETNIAS DA EDUCAÇÃO

Tâmara Litza Gonçalves Moura
Acadêmica
Prof.ª Joana Carvalho
Professora – Tutora Externa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0469) – Prática do Módulo II
21/07/2012

RESUMO
A educação brasileira tem sido apontada, pelas pesquisas oficiais e acadêmicas, como pelos movimentos sociais e, em especial, peloMovimento Negro, como um espaço/ tempo no qual persistem históricas desigualdades sociais e raciais. O texto aborda questões de diversidade étnico-racial e cultural, recuperando parcialmente as trajetórias históricas das populações negra e indígena no Brasil, apontando possíveis soluções para a melhoria da qualidade de vida destes segmentos, através de políticas públicas de educação inclusiva. NoBrasil, as culturas indígena e negra foram as que mais sofreram os processos de discriminação inerentes à lógica da homogeneização cultural, pois foram vistas pela cultura europeia como inferiores e como ameaça à identidade nacional. Assim, discute-se a necessidade de desenvolvimento de políticas educacionais que permitam aos indígenas e aos negros uma interação mais simétrica com a sociedadebrasileira em seu conjunto, bem como programas curriculares que levem em conta as características étnico-raciais e culturais dessas populações.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Diversidade Étnico-racial. Sociedades Indígenas e as Populações Negra.

1 - INTRODUÇÃO
A nossa proposta de trabalho é pesquisar as iniciativas formativas dos profissionais da educação com relação à educação e o trato com asdiferentes etnias, questionando os objetivos, a organização da proposta e a concepção teórica que subsidia o trabalho, analisando seus limites e perspectivas. Assim, podemos ver que, apesar dos questionamentos de educadores e do movimento social quanto ao poder de transformação que tem a escola, esta ainda é considerada como um instrumento potencializador nas lutas das classes populares. Emnossa trajetória profissional, na escola e fora dela, mas, em permanente relação com o campo educacional, encontramos diversos colegas que, cada um na sua escola ou local de trabalho, está produzindo propostas que tentam dar conta das relações de etnia no processo educacional. Várias dessas propostas estão inclusas nos projetos pedagógicos das escolas, mas passam despercebidos do coletivo da unidadeeducacional e, mais ainda, da Secretaria Municipal de Educação.

2 – AS DIFERENTES ETNIAS DA EDUCAÇÃO
Colaborando com essas ideias, setores do movimento apontam para o binômio “Raça x Classe”, aprofundando o questionamento às estruturas do sistema, colocando como o sistema tem se aproveitado de fatores ideológicos como o racismo e o machismo, entre outros, para tirar proveito transformado essesdiferenças discriminações que exclui do mercado de trabalho um percentual significativo da população, garantindo um exército de mão-de-obra de reserva. A população negra está situada na base da pirâmide social, ocupando as regiões mais pobres e, portanto, mais desfalcadas de equipamentos urbanos e serviços, como água encanada, esgoto, luz elétrica, postos de saúde, escola etc. E estes quandoexistem são de péssima qualidade. Dessa forma, recebem o que podemos chamar de uma “educação de segunda categoria”, agravando o funil educacional e contribuindo para a exclusão escolar.
Nesse sentido, o “Documento da Marcha...” (BRASIL, 1996) também não coloca na escola a responsabilidade de acabar com o racismo, no entanto, afirma que ela tem desempenhado um papel importante para a aceitaçãonatural e conservação da ordem estabelecida. E defende a “valoração positiva da diversidade étnico-racial...” (p.11), maiores investimentos na escola pública, controle da qualidade dos conteúdos transmitidos no material didático, programas de formação permanente dos profissionais da área, programa de eliminação do analfabetismo e o “Desenvolvimento de ações afirmativas para o acesso dos negros aos...
tracking img