Etnia cigana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etnia cigana
Ciganos é um exônimo para roma,que quer dizer pessoas tradicionalmente nómadas, são de origem de populações do noroeste do subcontinente indiano, das regiões do Punjab e do Rajastão eque hoje vivem espalhadas pelo mundo, especialmente na Europa, sendo sempre uma minoria étnica nos países onde vivem.

Bandeira do povo romRajastão e Punjab

Os ciganos falam a língua romani, não sendo uma língua oficial em nenhum paíse são muitas vezesvistos como possuidores de poderes psíquicos ("cigano que prevê o futuro”).

Tarot

É na Romenia , Bulgária e Espanha onde há uma maior concentração de ciganos.

Nos anos oitenta do século XX,um grande número de ciganos começam a envolverem-se no comércio de droga e dedicaram-se à venda ambulante, nomeadamente de produtos contrafeitos.
Usos; Costumes; Crenças e Rituais
Na cultura ciganaos elementos que mais se destacam são os filhos que normalmente representam uma importante fonte de subsistência.
O casamento é uma das tradições mais valorizada entre os ciganos: representa acontinuidade da raça, por isso o casamento com os não ciganos não é permitido em hipótese alguma. Quando isso acontece a pessoa é excluída do grupo.

A maior parte dos ciganos exige a virgindade da noiva.A noiva deve comprovar a virgindade através da mancha de sangue do lençol que mostra a todos no dia seguinte. Caso a noiva não seja virgem, ela pode ser devolvida aos seus pais e assim vão ter quepagar uma indemnização para os pais do noivo.

Se a noiva for virgem, na manhã seguinte do casamento ela veste-se com uma roupa tradicional colorida e um lenço na cabeça, simbolizando que é uma mulhercasada.

lenço na cabeça

Quando um cigano prevalecer o costume de queimar-se o caixão e os objectos pertencentes ao defunto.
funeral
As crianças quando nascem são o centro das atenções e...
tracking img