Roedores

Páginas: 3 (623 palavras) Publicado: 10 de março de 2013
Características dos Roedores
Estes mamíferos possuem dois pares de dentes incisivos (dentes da frente) bem desenvolvidos. Um par situa-se no maxilar superior e o outro no maxilar inferior. Estespares de dentes crescem continuamente, pois são desgastados à medida que o animal vai roendo as cascas dos ramos das plantas. Os roedores não possuem dentes caninos (presas), mas têm molares para atrituração do alimento.
Os roedores encontram-se distribuídos por todo o mundo, exceto na Antártida e inicialmente na Austrália (onde algumas espécies, tais como o rato e o camundongo doméstico foramposteriormente introduzidas pelo homem), e apresentam os mais diversos hábitos e tipos de locomoção. São animais geralmente noturnos, e podem habitar os mais variados locais, como tocas sob o solo,troncos de árvores, casas de humanos e ambientes aquáticos.
Algumas espécies, geralmente as que vivem em desertos, são solitárias, porém muitas são altamente sociais, apresentando inclusive divisão detarefas, como cuidados com a prole e construção das tocas. Todos os roedores são plantígrados, embora alguns possam se apoiar sobre os dedos, e não apresentam pêlos nas plantas dos pés. Seus membrosgeralmente são curtos, mas podem ser adaptados para saltar, cavar, e também para funcionar como mãos.
Estes animais servem de alimento para muitas aves, répteis e mamíferos carnívoros.Classificação:

Ciuromorfos: reúne todas as espécies com apenas um par de incisivos superiores, orelhas pequenas, cauda com pêlos longos, em tufo, e lábio superior fendido; estes roedores são bem representadosna fauna brasileira, compreendendo vários gêneros, nos quais se incluem os caxinguelês, serelepes, quatipurus e esquilos.
Myomorpha: contém 1137 espécies de roedores, quase um quarto de todas asespécies de mamíferos. Incluem os ratos, camundongos, gerbilos, hamsters, lemingues e voles. Eles estão agrupados de acordo com a estrutura da mandíbula e dos dentes molares. Roedores miomorfos são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Roedores
  • Lagomorfos e roedores
  • Artropodes e Roedores
  • Manual de roedores
  • Controle de roedores
  • Artrópodes e Roedores
  • controle de roedores
  • Controle de Roedores

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!