Etnia cigana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE I
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I - COMUNIDADE CIGANA: REPRESENTAÇÕES E DINÂMICAS 3
1. MINORIA ÉTNICA: DELINEAR DE UM CONCEITO 3
2. A COMUNIDADE CIGANA E SUA CARACTERIZAÇÃO 5
2.1. Contextualização Histórica: Origem e Costumes 5
2.1.1. Religião 6
2.1.2. Casamento 6
2.1.3. Nascimento e Morte 7
2.1.4. O Papel da Mulher Cigana 7
CAPÍTULO II - EXCLUSÃO, INTEGRAÇÃO E A COMUNIDADE CIGANA 8
1.EXCLUSÃO SOCIAL: CONCEITOS E DIMENSÕES 8
2. A COMUNIDADE CIGANA: DIMENSÕES DA EXCLUSÃO SOCIAL 9
2.1. Educação 9
2.2. Emprego 10
2.3. Habitação 10
2.4. Cuidados de Saúde 11
2.5. Justiça 11
3. INTEGRAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL DA COMUNIDADE CIGANA 12
CAPÍTULO III - A EDUCAÇÃO SOCIAL E A COMUNIDADE CIGANA 13
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
WEBGRAFIA 15

INTRODUÇÃO

“O SER-HUMANOAPRENDE NA MEDIDA EM QUE PARTICIPA NA DESCOBERTA E NA INVENÇÃO”.

(Sábato, 1990)

Nos inquéritos sobre valores e atitudes, aplicados a amostras representativas da população de um país ou países, é frequente colocar a questão: “Acha que a diversidade étnica contribui para o enriquecimento cultural da sociedade?” ou, pelo contrário, “(…) constitui uma ameaça para a sociedade?” (Vilaça, 2008,p.15).
Com efeito, tem vindo a identificar-se um conjunto de circunstâncias que têm tornado possível o encontro e a convivência prolongada entre indivíduos, grupos e sociedades distintas. Fruto do encontro, do contacto e do diálogo entre culturas, uma parte significativa da história das sociedades alicerça-se em torno de atitudes e comportamentos de rejeição ou de aceitação, relativamente aterritórios e a gentes que transportam diferentes padrões culturais e referenciais de identificação.
Diante desta perspectiva, a integração social é vista como uma questão-chave nas sociedades contemporâneas, colocando desafios cada vez mais complexos nos países democráticos do mundo ocidental - principalmente - a partir da segunda metade do século XX: data a partir da qual os fluxosmigratórios, de natureza e proveniência diversas, cresceram exponencialmente (Vilaça, 2008).
Por sua vez salienta-se que, como resultado das migrações de qualquer tipo, muitas sociedades industrializadas apresentam uma crescente diversidade cultural, situação que conduz à coabitação de grupos populacionais etnicamente diferentes (Vermeulen, 2001). Deste modo, surgem os designados grupos étnicos que -embora sujeitos a uma mesma ordem política e social (em obediência às leis próprias da sociedade em que se inserem) - se diferenciam uns dos outros e, sobretudo, da sociedade receptora maioritária.
Neste âmbito, o uso dos termos identidade étnica, minoria étnica e etnicidade tornou-se, nos últimos dez anos, bastante usual na bibliografia das ciências sociais, na medida em que se encontraminter-relacionados (Vermeulen, 2001). De facto, a ideia que a sociedade (em geral) forma acerca de uma determinada minoria étnica, bem como, a atitude e o comportamento consequentes face aos membros desse grupo étnico é, considerado, de extrema importância na construção da identidade étnica.
Atendendo às considerações supracitadas sublinha-se que, tendo em conta os objectivos da unidadecurricular “Migrações e Sociedades Pluriculturais” - 2º ano da Licenciatura de Educação Social, o trabalho em análise visa compreender os diversificados aspectos inerentes às minorias étnicas (em geral) e - em particular - à comunidade cigana. Considera-se uma temática particularmente útil e oportuna para o futuro exercício da profissão (Educação Social), uma vez que contribui para a compreensão e gestãode situações de intervenção sócio-educativa, designadamente, a dinamização de grupos étnicos e, consequente, observação das suas competências.
Não obstante, o crescente interesse pela análise no âmbito da temática advém, entre outros factores, da maior frequência e visibilidade que as referidas minorias têm tido no seio das diversificadas áreas existentes (Educação, Ciências Sociais e...
tracking img