Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SILVIA REGINA TRENTO CABRERA

A ETNOMATEMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA

Criciúma 2004

SILVIA REGINA TRENTO CABRERA

A ETNOMATEMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA

Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática, da Universidade do Extremo Sul Catarinense– UNESC, para a obtenção do título de especialista em Educação Matemática. Orientador: Prof. Ademir Damazio.

Criciúma, 2004
2

AGRADECIMENTOS

A realização deste trabalho apenas foi possível devido à cooperação e colaboração especial de meus filhos Luiz, Renata e Valeria. Fica também meus agradecimentos ao professor Ademir Damazio.

3

“Naquele tempo havia um homem lá. Eleexistiu naquele tempo. Se existiu, já não existe. Existiu, logo existe porque sabemos que naquele tempo havia um homem e existirá, enquanto alguém contar a sua história. Era um ser humano que estava lá, naquele tempo, e só os seres humanos podem contar a sua história porque só eles sabem o que aconteceu naquele tempo: aquele tempo é o tempo dos seres humanos, o tempo humano. Um homem estavalá, naquele tempo. Estava lá e não aqui. No entanto está aqui e permanecerá, Enquanto alguém narrar aqui a sua saga”. Agnes Heller (Extraído de Fiorentini e Miorim, 2001)

4

RESUMO

Nesta pesquisa fazemos um estudo sobre uma das tendências matemáticas que emerge nos meios educacionais: a etnomatemática. O estudo buscou levantar dados sobre a origem, o papel e o significado do programaetnomatemática, seus pesquisadores e exemplos de trabalhos já realizados no Brasil, e suas implicações na prática pedagógica. A partir da etnomatemática, o conhecimento matemático deixa de ser um conhecimento pronto e acabado para ser visto como um saber prático, dinâmico, produzido histórico-culturalmente nas diferentes práticas sociais. A etnomatemática pode servir de elo entre “ossaberes de 2ª classe” e o conhecimento acadêmico, tornando-os mais eficazes para certos grupos culturais do que os modelos contidos nos livros tradicionais de matemática. Procurou-se ressaltar suas aplicações na Educação e também na questão da valorização e manutenção das Tradições Culturais, uma vez que, para muitos alunos, a matemática acadêmica está longe do seu cotidiano, o que reforça suaexclusão nas sociedades em que estão inseridos. Palavras-chave: Etnomatemática; Tradições Culturais.

5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................07 2 ETNOMATEMÁTICA: SUAS ORIGENS E PRESSUPOSTOS...........................11 2.1Antecedentes...............................................................................................11 2.2 Por que Etnomatemática?...........................................................................12 2.3 A origem da idéia Etnomatemática..............................................................15 2.4 As idéias de Ubiratan D’ambrosio...............................................................16 2.4.1 As várias dimensões daEtnomatemática...........................................19 3 A ETNOMATEMÁTICA NA VISÃO DE OUTROS PESQUISADORES..............25 3.1 Eduardo Sebastiani Ferreira........................................................................25 3.2 Marcelo de Carvalho Borba.........................................................................27 3.3 CláudiaZaslavsky.......................................................................................28 3.4 Alan Bischop................................................................................................29 3.5 Paulus Gerdes.............................................................................................30 3.6 Terezinha Nunes.........................................................................................32 3.7 Gelsa...
tracking img