Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética na contabilidade: escândalos empresariais
José Antônio Farenzena*
Resumo
O enlace entre contabilidade e ética é fundamental para o bom andamento da sociedade e a sobrevivência da própria classe contábil. A profissão deve ser exercida com honestidade e respeito, evitando o uso de método de ilusionismo financeiro e sempre ter visão para analisar e interpretar claramente os dados e contasfornecidos.
Geralmente, quando não seguimos os princípios éticos, temos que enfrentar fraudes e escândalos, como aconteceu na Parmalat, Enron e Andersen.
Palavras-chave: contabilidade, ética, honestidade, análise de dados, interpretação de dados, escândalo, maquiagem de resultados, Parmalat, Enron, Andersen.

Abstract
Enlace between accountancy and ethic is essential to society´s goodproceeding and the survival of the proper accountants’ class. The profession must be exercised with honesty and respect, avoid using financial illusionism´s method and always having vision to clearly analyze and interpret the supplied accounts and data.
Generally, when we don´t follow the ethic principles, we have to face frauds and scandals, just like happened at Parmalat, Enron and Andersen.Keywords: accountancy, ethic, honesty, data analysis, data´s interpretation, scandal, result´s makeup, Parmalat, Enron, Andersen.



O papel do contabilista é muito discutido na atualidade, devido ao grande avanço da ciência computacional: uma máquina hoje pode perfeitamente assumir a tarefa das demonstrações, registros e controle. Contudo, precisamos de um ser capaz de lidar com a dinâmica impostapela globalização e a decorrente alteração tecnológica, social, política, etc.
Em que parte conseguimos relacionar a ética com a contabilidade? A explanação é muito simples: a contabilidade é muito mais abrangente do que lidar com informações e registros. Engloba-se nela a atividade da análise e interpretação dos dados obtidos - através de uma ciência consolidada-, o que é indispensável para omelhor desenvolvimento e segurança dos processos de gestão.
É oportuno ligarmos contabilidade à ética pois os bens mais valiosos para qualquer pessoa física e jurídica são credibilidade e reconhecimento, e é neste ponto que entra um sistema contábil eficiente. O código de ética do contabilista na sua essência estabele o seguinte:
“Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada alegislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais.”
“Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais deContabilidade;”
Quando falamos sobre escândalos empresariais já estamos diretamente ferindo o código, e apontando uma falta de ética. É aqui que encaixamos alguns modelos de gestão que representavam o exemplo de sucesso pela dinâmica da globalização liberal (Parmalat, Enron, Lucent, WorldCom, AOL, Merrill Lynch, etc) e que de uma hora para outra entraram em colapso devido a um “ilusionismo financeiro”,sistema fraudulento com base em desvios contábeis.
Nesse “ilusionismo financeiro” encontramos diversas modificações (nem sempre facilmente perceptíveis): orçamentos falsos, dívidas milionárias escondidas em contas de empresas associadas e não incluídas no balanço, documentos falsificados, lucros fictícios e complexas pirâmides de empresas offshore, umas vinculadas às outras de modo a tornarimpossível detectar a origem do dinheiro e a análise das contas.
Caso Parmalat
A Parmalat surgiu em 1961, na Itália, e posteriormente se tornou uma das líderes mundiais na fabricação do leite utilizando o processo UHT , com vendas superiores a 7 bilhões de dólares em 2002.
Tudo começou em 1999, quando a empresa já operava com leve prejuízo e abriu uma subsidiária (Bonlat) nas Ilhas Cayman, um...
tracking img