Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Situação atual e recente do espaço aéreo brasileiro

Seguindo a metodologia proposta por Herbert de Souza, vamos analisar a situação atual de nosso espaço aéreo, realizando um comparativo com ocenário recente, projetando, por fim, o quadro para o grande evento que ocorrerá no Brasil em 2014, a Copa do Mundo.
Escolhemos o caso recente ocorrido na última semana, no aeroporto Viracopos emCampinas, onde um avião cargueiro, de uma empresa estrangeira, apresentou problemas com o trem de pouso, rasgando o asfalto da pista e bloqueando a mesma para pousos e decolagens.
Com base no exposto porSouza, identificamos como ‘Acontecimento’ o próprio incidente ocorrido com o avião.
A partir do momento em que o avião fechou a pista, decorreram diversos outros problemas, os quais atingiramdiretamente a população de diversos pontos do pais.
Foram 495 voos cancelados nas 70 horas em que o aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens.
No caso citado, tivemos um ‘cenário’ principal, seguidopor outros secundários.
Como principal, o aeroporto Viracopos, onde correu o problema.
Como secundários, os demais aeroportos, onde haviam destinos com partida do primeiro, onde, seus cancelamentos eatrasos, resultaram em um efeito cascata aos demais.
Ficam identificados nesse caso, como atores, o superintendente do aeroporto, a Infraero, a empresa dona do cargueiro (Centurion Cargo), a Azul eos clientes diretos e indiretos, uma vez que mesmo aqueles que não utilizariam diretamente de voos cancelados, estavam no aguardo de outros consumidores ou mercadorias que não concluíram seus destinosdentro do esperado.
Na relação de forças podemos identificar, uma falta de sensibilidade, primeiramente, por parte do superintendente do aeroporto, o qual poderia ter assumido o controle daoperação, visando a retirada imediata do avião, e posteriormente, punir a Centurion de maneira cabível.
Em um segundo momento, encontramos um descaso da Infraero, quando omitiu-se de absorver o caso,...
tracking img