Rfc - artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO SÃO CRIADOS OS DOCUMENTOS REQUEST FOR COMMENTS (RFC)

Karla Kelly Siqueira Pamplona
karla.pamplona@gmail.com
Universidade Federal de Roraima – UFRR
Curso: Ciência da Computação
Disciplina:Redes de Computadores I – Professor: Ville Medeiros
31/08/2009

Resumo
Este documento apresenta o conceito de RFC – Request for Comments, que em uma tradução livre para o portuguêsseria algo como Pedido de Comentários. Mostra ainda suas classificações, estados e todo o processo pelo qual passa um comentário, desde quem pode fazer, até quem os aprova e os publica como sendo um RFC de fato. Cita também as entidades da Internet responsáveis pela a análise e certificação dessas normas e a sua importância para a comunidade da internet, o que inclui os usuários e as pessoaspreocupadas com a arquitetura da Internet e em fazê-la cada vez melhor.

Palavras-chave: RFC. Comentários. Normas. Internet.

Introdução
A padronização de alguns comportamentos na internet permite que várias organizações trabalhem em conjunto, e juntos poderão desenvolver de maneira mais rápida, eficiente e eficaz melhorias para a internet. Request For Comments na tradução para o português, seria'Requisição de comentários' ou ainda 'Requisição de Mudança'. RFC é um documento que contém propostas de atualização de padrões ou sugestões de novos padrões. Consistem numa série evolutiva de relatórios, propostas e padrões de protocolos a serem seguidos pela comunidade da internet.

1 Definição
Os RFCs são um conjunto de documentos de referência junto da Comunidade de Internet e que descrevem,especificam, ajudam a aplicação, estandardizam e debatem a maioria das normas, padrões, de tecnologias e protocolos ligados à Internet e às redes em geral. São conhecidos como um tipo de “Diário Oficial” da Internet.
Os RFCs são criados por particulares que escrevem e apresentam voluntariamente um rascunho (Internet Draft) de proposta para novos protocolos ou especificações à IETF(Internet Engineering Task Force) e a outros grupos de trabalho. Os rascunhos apresentados são, primeiro, revistos pelo perito técnico, por uma força de trabalho ou por um editor RFC e, em seguida, é-lhes atribuído um estado. Se um rascunho passar por esta fase de revisão inicial, circulará pela comunidade de utilizadores da Internet mais abrangente para um período de comentários e revisão maisalargado e só então receberá um número de RFC, que será constante. Se forem efetuadas alterações à proposta, os rascunhos são revistos ou atualizados e recebem um novo número de RFC, um número superior, para identificar documentos mais recentes.

2 Classificação
Os RFC são classificados da seguinte forma:
=> Norma aprovada da Internet
=> Norma proposta para a Internet (circulam emforma de rascunho para revisão)
=> Procedimentos recomendados na Internet ou documentos FYI (For Your Information - Para sua Informação).

3 Estados de um RFC
Protocolo padrão: Um protocolo padrão oficial da Internet.
Protocolo padrão de rascunho: Sujeito a consideração e revisão activas para se tornar um protocolo padrão.
Protocolo padrão proposto: Um protocoloque no futuro poderá tornar-se um protocolo padrão.
Protocolo experimental: Um protocolo concebido para fins experimentais. Um protocolo experimental não é destinado para utilização operacional.
Protocolo informativo: Um protocolo desenvolvido por outra organização que determina padrões, incluído para conveniência da comunidade de utilizadores daInternet.
Protocolo histórico: Protocolos que foram substituídos ou ultrapassados por outros protocolos.


4 Como obter um RFC
Pode-se obter um RFC a partir do editor em http://www.rfc-editor.org. Esse site é mantido pelos membros do Information Siences Institute (ISI), que publica uma lista classificada de todos os RFCs.
O processo de desenvolvimento de um RFC está...
tracking img