Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 9
O segredo profissional do profissional de enfermagem
* Conceito:
Em seus contatos diários com pacientes, familiares, e funcionários, o profissional de enfermagem, como ser humano eprofissional, defronta-se com problemas que não pode revelar e outros que pode ou deve revelar.
Usava-se indiferentemente sigilo ou segredo profissional.
Nos documentos sigilosos de antigamenteeram usados selos de diferentes tipos de goma adesiva, impresso de forma tal que seu rompimento o tornava irrecuperável e revelava a quebra do sigilo.
Segredo, portanto é tudo aquilo que, ou por suanatureza, ou por um contato especial, deve ser conservado oculto.
* Tipos de segredo:
Segredo natural e segredo profissional.
O segredo natural abrange o que se vem a conhecer sem estar noexercício de uma profissão. O profissional, o que se vem, a saber, exercendo uma atividade profissional.
Para o profissional de enfermagem, o conteúdo do segredo é tudo o que se refere ao paciente, afamília, aos funcionários sob seu comando e a empresa, ao hospital ou campo de atividade.
* Formas de possível revelação:
O segredo profissional pode ser revelado de forma direta ou indireta. Arevelação direta de um segredo dá-se quando são publicados o conteúdo e o nome da pessoa a quem pertence o segredo. O segredo é revelado indiretamente a partir do instante em que são oferecidosindicativos para o conhecimento da coisa secreta e do seu dono.
* Quando é permitida e quando é obrigatória a revelação do segredo
Há circunstancias em que o segredo pode ser revelado e outras emque deve ser manifestado a quem de direito. Este aspecto torna-se importante, pois podemos ser processados ou ferir a deontologia revelando ou guardando um segredo.
-Pode-se revelar um segredo:Quando o dono o permite; quando o bem comum o exige; quando o bem da terceira pessoa exige.
-Deve-se revelar o segredo:
Ao se tratar de uma declaração de nascimento; na declaração de doenças...
tracking img