Esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A escola contemporânea sofre de diversos problemas ligados a sua prática pedagógica. Despreparos entre professores e olhares passivos a saberes significativos, contribuem para uma falsa compreensão da realidade social.

A mídia como fenômeno importante na cultura entre os jovens, ganha uma forte influência no campo pedagógico, tornando-se uma grande problemática para Educação emespecial para a Educação Física. Sendo de grande importância à mídia no mundo atual, torna-se evidente sua influência no âmbito da cultura corporal de movimento, sugerindo diversas práticas corporais, reproduzindo-as, mas também as transformando e constituindo novos modelos de consumo (BETTI,2003).

O professor deve levar ao aluno a compreender o sentido implícito e explícito das informaçõesoferecidas pela mídia, contribuindo para formação de um receptor ativo, seletivo e autônomo em relação aos sentidos originais das mensagens midiáticas, reconstruindo seu próprio significado. Para Pires (2003), cada vez mais a mídia ganha importante espaço na "construção dos saberes/fazeres da cultura de movimento e esportiva" (PIRES, 2003, p.19), intervindo no campo da Educação Física escolar, tendo oesporte como forte aliado.

A TV em destaque surge como instrumento "capaz de instruir gostos e propensões, isto é, de criar necessidades e tendências, esquemas de reação e modalidades de apreciação tais que, a curto prazo, se tornam determinantes para os fins da evolução cultural, também em terreno estético". (ECO, 2004, p.330). Promovendo uma associação entre imagem e linguagem. A TV fomentaum distanciamento progressivo entre a natureza aristocrática esportiva e sua transformação em espetáculo televisivo. Através de closes, jogadas e replays, constantemente distribuída aos lares, fragmentando e distorcendo o fenômeno esportivo.

O centralizador desse sucesso, do espetáculo esportivo, é o próprio espectador, esse indivíduo financiará o sistema comercial do esporte, através doconsumo passivo de produtos esportivos, referentes aos anúncios publicitários. Nessa linha de raciocínio a popularidade dos astros esportivos, torna-se uma combinação perfeita da imagem vencedora ao produto comercializado, tornando-se interessante para industria cultural. Singularizada num ser hegemônico, conduzido a um processo de mistificação personificada pela publicidade como ápice da conquista.Designando a expressão "esporte espetáculo" no estudo.

A espetacularização esportiva na tv.

A instantâneidade de informações tecnológicas, oferecidas pelos meios de comunicação de massa, configura uma nova visão cultural, onde barreiras geográficas não são empecilhos para disponibilidades de produtos de consumo ao encontro de diversos espectadores.

Para Pires (2003, p.21), "na lógicaneoliberal, a própria cultura mundializada transforma-se em mercadoria padronizada e simbolicamente consumida através da mídia" . Tendo o esporte como produto cultural onde o reconhecimento e anuência integral aumenta à medida que se torna cada vez mais um telespetáculo.

De acordo com Betti (2001), para além do esporte espetáculo, se constrói uma nova modalidade de consumo para o grande público: oesporte telespetáculo, elaborado pela televisão, propiciando uma série de informações. Oportunizando ao espectador, uma realidade textual relativamente autônoma, em face de prática real do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos, efetuando uma construção seletiva e interpretativa, selecionando imagens reproduzidas pela própria televisão.

O esporte como telespetáculo,"tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo" (BETTI, 2001, p.126), priorizando a forma de apresentação mais do que se apresenta , fundamentado pela linguagem audiovisual, com ênfase nas imagens selecionadas através dos recursos tecnológicos associados à informática (mini-câmera, slow -motion, closes, recursos gráficos etc.). Esse espetáculo, promove uma desnaturação do corpo, que...
tracking img