Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Newton Paiva

Vilma Martinez

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E RESPONSABILIDADES SOCIAL NAS ORGANAZAÇÕES

Belo Horizonte – 2011
Newton Paiva

Vilma Martinez

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E RESPONSABILIDADES SOCIAL NAS ORGANAZAÇÕES

Trabalho apresentado junto ao curso técnico de Contabilidade da Escola Newton Paiva, Disciplina Fundamentos da Administração, Orientado pelo professor Jackson Cabral.Belo Horizonte – 2011
RESUMO

A responsabilidade social das empresas é um tema atual e, nos últimos anos, vem sendo consolidada à crença que as empresas devem assumir um papel mais amplo perante a sociedade que não somente o de maximização de lucro e criação de riqueza.
Como veremos nesse trabalho, o crescente aumentoda complexidade dos negócios, o avanço de novas tecnologias, o incremento da produtividade levou a um aumento significativo da competitividade entre as empresas e, desta forma, elas tendem a investir mais em processos de gestão de forma a obter diferenciais competitivos. Para as empresas, a responsabilidade social pode ser vista como uma estratégia a mais para manter ou aumentar sua rentabilidadee potencializar o seu desenvolvimento. Isto é explicado ao se constatar maior conscientização do consumidor o qual procura por produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente e a comunidade. Já que a responsabilidade social corporativa tem se apresentado como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações e tem exercido impactos nos objetivos e nas estratégias dasempresas, este artigo tem como proposta apresentar um ensaio teórico sobre o entendimento da Responsabilidade Social e se esta prática pode trazer benefícios de diferenciação.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................... 5
ÉTICA EMPRESARIAL.................................................................................. 6RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL – RSE................................7
CONCLUSÃO................................................................................................10
BIBLIOGRAFIA... ..........................................................................................11

INTRODUÇÃO

As empresas estão inseridas em um ambiente de incertezas e de muitas pressões das partesinteressadas que exigem cada vez mais um desempenho global que promova a eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, que tenham suas operações “limpas” e ações transparentes e socialmente responsáveis.  Neste contexto, nos últimos 40 anos foram desenvolvidas inúmeras técnicas gerenciais direcionadas às organizações a buscarem garantir sua sobrevivência no mercado e maximizar os seusresultados financeiros. Porém, como gerar competitividade vem dia após dia tornando-se um desafio central para as empresas.
Na busca da garantia de espaço no mercado globalizado, na potencialização do seu desenvolvimento, as empresas inteligentes, incansáveis na redefinição de seus valores como forma de adequá-los às necessidades mercadológicas vigentes, desenvolvem um novo comportamento voltado para oseu estabelecimento no mundo competitivo: Responsabilidade Social de Empresas (RSE), esta é a nova forma de “como fazer” adotada pelas empresas modernas.
Essa tendência decorre da maior conscientização do consumidor e conseqüente procura de produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valorizando aspectos ligados à cidadania. Além disso, essas profundastransformações mostram-nos que o crescimento econômico só será possível se estiver alicerçado em bases sólidas. Deve haver um desenvolvimento de estratégias empresariais competitivas por meio de soluções socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis.

ÉTICA EMPRESARIAL
A ética profissional está voltada para as profissões, para os profissionais, para as associações e...
tracking img