Datagarma protocol

618 palavras 3 páginas
Capítulo 1 - Introdução

Hoje, as redes de computadores baseadas em protocolos Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP), como por exemplo a Internet, crescem assustadoramente. Isto se deve ao fato destes protocolos serem de fácil implementação e manutenção, além de permitirem a interligação de redes locais através de outras redes de longa distância, com um desempenho considerável.
Atualmente é possível, inclusive, ter-se uma implementação local de redes TCP/IP, sem conectá-las a outras redes, caracterizando um rede Intranet, muito utilizada para implementar redes locais em empresas, por exemplo.
Porém um grande problema surge aos olhos dos administradores de rede. É necessário monitorar e controlar o funcionamento, crescimento e os parâmetros dessas redes, garantindo o seu correto desempenho.
Um esquema de gerenciamento de rede deve ser capaz de detectar e corrigir possíveis erros que venham a ocorrer durante as transmissões. Este mesmo esquema deve estar apto a estabelecer procedimentos para a previsão de problemas futuros. Por exemplo, fazendo uma monitoração do tráfego da rede é possível detectar qual máquina na rede está gerando maior tráfego e pode-se prever alguma forma de controle deste tráfego.
O gerenciamento da rede realizado pelo protocolo Simple Network Management Protocol (SNMP), permite que uma ou mais de uma máquinas na rede sejam designadas gerentes da rede. Esta máquina recebe informações de todas as outras máquinas da rede, chamadas agentes, e através do processamento destas informações pode gerenciar toda a rede e detectar facilmente problemas ocorridos.
As informações coletadas pela máquina gerente estão armazenadas nas próprias máquinas da rede, em uma base de dados conhecida como Management Information Base (MIB). Nesta base de dados estão gravadas todas as informações necessárias para o gerenciamento deste dispositivo, através de variáveis que são requeridas pela estação gerente.
Entretanto, em uma interligação

Relacionados