Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética

A ética pode ser definida como a “ciência do ethos” e está relacionada ao comportamento humano. A palavra grega ethos na pluralidade de seus conceitos pode tambémsignificar o ‘conjunto de hábitos ou costumes fundamentais' de determinadas sociedades. Segundo Scharamm a palavra ethos deu origem aos termos latinos mos, moris, que traduzido émoral.
Conforme nos ensina Lima Vaz: “A ética parte do pressuposto de uma racionalidade imanente ao ethos e sua tarefa como disciplina filosófica consiste essencialmente emexplicitar as razões do ethos ou em elucidar a inteligibilidade da práxis ética em suas diversas dimensões e estadas”.
Para muitos autores teria sido Aristóteles o primeiro autor adesenvolver o pensamento sobre a ética. Tal pensamento teria surgido da reflexão acerca da diferença entre conhecimento teórico e conhecimento prático e na compreensão de que osaber relacionado às coisas humanas não seria suscetível de demonstração teórica conforme acontece na matemática e na física e que subordinar as ações humanas às leis tão precisasquanto às da ciência seria inviável.
Na concepção aristotélica, segundo Silva “ boa ação é aquela própria do indivíduo que possui virtude e deriva de um discernimento acerca dasopções práticas, no qual entram muitos fatores, entre os quais, a disposição inata, a educação e a experiência ” .
Porém, foi no início da modernidade, século XVII, queDescartes propôs a razão como teoria para o conhecimento humano, isto é, uma ordem racional mecanicista sem a intervenção dos sentidos, cuja base para fundamentação estava nametafísica. Buscou construir um sistema harmônico em que a razão - realizada no campo das idéias – seria a única responsável pela verificação da verdade e capaz de conhecer a realidade.
tracking img