Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 2

A Ética é a Ciência da Verdade; não existe uma ética da mentira, nem a meia-ética. A Ética e a Verdade são a essência da consciência humana. Ninguém lhes pode ser indiferente. A Ética e a Verdade, por habitarem a consciência, vêm de dentro, têm a ver com o Ser. Ou se é ou não se é. A Ética é o fundamento da sociedade. A sociedade, por sua vez, tem de estar comprometida com o respeitoà dignidade humana. A Ética e a Paz exigem competência e coerência. A Ética está na essência da cultura corporativa e a Educação é o fator determinante de sua formação e de garantia de excelência. Logo a educação e a cultura éticas tornam a sociedade ética. Nada vale a existência de um código de ética, sem que haja cultura, liderança e estratégia éticas. Portanto a Ética é parte essencial daconsciência humana, desenvolvida pela educação, que se revela pelo nível de maturidade, que forma a cultura.
Já a Moral fundamenta-se na obediência às normas, tabus, ou mandamentos culturais, isto é, diferentemente da Ética, ela não faz parte da consciência do ser humano. Portanto, Moral nada mais é do que um fenômeno social particular, sem compromisso com a universalidade, é o conjunto de hábitos ecostumes, efetivamente vivenciados por um grupo humano.
Contudo a lei serve para fazer valer esses hábitos e costumes supracitados de forma obrigatória, por serem indispensáveis para os indivíduos. As leis são estabelecidas entre pessoas de um grupo, para garantir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser. Importante ressaltar que a lei não é a justiça, ou seja, o cumprimento da lei não é omáximo que os indivíduos conseguem desenvolver em prol da própria realização. É apenas um instrumento para fazer justiça, enquanto encarregada de garantir justiça mínima.
Oriundas das mesmas necessidades, lei e moral assemelham-se e, ao mesmo tempo, guardam entre si diferenças importantes. São, por um lado, semelhantes porque:

• lei e moral são ambas instrumentos de justiça;
• lei e moral sãohumanas, pois originam-se das necessidades humanas;
• lei e moral são históricas, pois são estabelecidas a partir de necessidades historicamente despertadas;
• lei e moral são sociais, pois se apresentam como forma de organização da convivência humana;
• lei e moral são questionáveis, pois valem somente enquanto capazes de promover o bem do homem;
• lei e moral dependem de instituições sociais quecuidem de sua preservaçao.

Diferenciam-se, por outro lado, especialmente porque:

• a moral é um instrumento informal de justiça; a lei é um instrumento formal, escrito e promulgado;
• a moral apresenta-se com possibilidades de variações no âmbito de um mesmo grupo; a lei apresenta-se como sistema jurídico único para um grupo, passível apenas de interpretações variáveis;
• a moral, ao serrejeitada por um individuo, provoca apenas a equivalente rejeição do grupo e o eventual mal-estar típico ao transgressor; a lei, ao ser rejeitada e transgredida, impõe penalidades concretas ao transgressor;
• a moral é indicada como conteúdo bom ou mau a ser escolhido pelos indivíduos do grupo; a lei é imposta para o cumprimento obrigatório de todos os indivíduos do grupo.
Com efeito,hábitos/costumes e acordos, isto é, a moral e a lei de um grupo, desenvolvem-se em função da interpretação do que é considerado verdadeiro e válido para esse grupo. Moral e lei estabelecem-se como instrumentos auxiliares da realização individual, limitados à dimensão de verdade de que certo grupo é histórica e socialmente portador. O agir de um grupo segue seu modo de conhecer o ser.
E onde entra a Éticanisso tudo? Ética é a reflexão sobre a ação humana, para extrair dela o conjunto excelente de ações. É uma ciência (reflexão), que tem por objeto a moral e a lei (referencial da ação humana), e pretende aprimorar as “atividades realizadoras de si” desenvolvidas pelos indivíduos, pela busca do excelente. A excelência de uma ação é julgada em função do conteúdo de justiça a que pode dar...
tracking img