Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Coordenação de Sistemas.
ÉTICA ORGANIZACIONAL - Professor Jader

Ética e Responsabilidade Social

Objetivos

• Análise do conceito ético e sua abrangência na administração de organizações;

• Apresentação de uma escala para a classificação do comportamento ético;

• Contrastar duas filosofias sobre a responsabilidade social das empresas.Introdução

A responsabilidade social das organizações e o comportamento ético dos administradores estão entre as tendências mais importantes que influenciam a teoria e a prática da administração no início do terceiro milênio.

O debate sobre a ética e a responsabilidade social é muito antigo e acentuou-se devido a problemas como poluição, corrupção, desemprego e proteção dos consumidores, entremuitos outros que envolvem organizações públicas ou privadas.

Alguns estudiosos do assunto acham que as empresas têm responsabilidades com a sociedade e devem cumpri-las.

Outros “pensam” que a “única” responsabilidade das organizações empresariais é cuidar de seus acionistas. – esta polêmica está longe de um consenso.

Ética: do que se trata?

Ética é a disciplina ou campo doconhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas ou organizações.

A ética lida com o que poder ser diferente do que é, da aprovação ou reprovação do comportamento observado em relação ao comportamento ideal.

O comportamento ideal é definido por meio de um código de conduta ou código de ética, implícito ou explícito.

A palavra ética (do grego ethos) tema mesma base etimológica da palavra moral, do latim mores.

Os dois vocábulos significam hábitos e costumes, no sentido de normas de comportamento que se tornaram habituais.

Ética: do que se trata?

Alguns autores fazem distinção entre ética e moral:

A ética compreende uma teoria ou reflexão crítica sobre os fundamentos do sistema moral, ou de um sistema de costumes de umapessoa, grupo ou sociedade.

Os códigos de ética fazem parte do sistema de valores que orientam o comportamento das pessoas, grupos e das organizações e seus participantes e administradores.

A noção de ética e as decisões pessoais e organizacionais que são tomadas com base em qualquer código de ética refletem os valores vigentes da sociedade.

A ética estabelece a conduta apropriadae as formas de promovê-la, segundo as concepções vigentes na sociedade toda ou em grupos sociais específicos. Por exemplo:

O código de ética da propaganda condena as comparações entre produtos, marcas ou empresas, bem como a propaganda enganosa.

As agências de propaganda encarregam-se de controlar a observância dessas e de outras normas de conduta, mediante um conselho deauto-regulamentação.

A utilização de determinados recursos em propagandas de televisão, como mostrar deformidades físicas ou pessoas em situações constrangedoras, é considerada condenável pelas próprias emissoras.

Como estes recursos parecem fazer aumentar a audiência, as emissoras continuam a utilizá-los.

Abrangência da Ética na Administração

A discussão sobre a ética abrange equestiona inúmeros aspectos da administração de organizações e de suas relações com a sociedade.

De acordo com Stoner a classificação pode ser feita em quatro categorias ou níveis como mostra a figura a seguir:

• Nível Social da Ética

No nível da sociedade de forma geral, as questões éticas relacionam-se com a própria presença, o papel e o efeito das organizações na sociedade.Algumas das questões éticas envolvidas nesse nível são as seguintes:

É justo os executivos ganharem o equivalente a dezenas de salários dos trabalhadores operacionais?

Pode-se aceitar a influência das empresas nas decisões governamentais, como nas construtoras na preparação do orçamento das obras da União?

É correto empresas e interesses privados participarem da escolha de...
tracking img