Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ética como base da responsabilidade social
Introdução
Moralidade e ética ( Beaucham & Bowie (1993b)
* A moralidade ( mores) – Implica o que a pessoa deve fazer no seu contexto sócio cultural. Envolve o respeito pelas normas.
* As normas emergem da própria estrutura social. Esta constrói as normas que considera correctas. Podem ser questionadas por um outro contexto diferente.* Envolve cumprimento das normas construídas e validades.
* As normas morais constituem guias de acção , de convivialidade entre os membros de uma sociedade Assume carácter obrigante .
* Os preceitos morais dizem qualquer coisa como deves fazer isto» ou «não te lembres sequer de fazer aquilo.
Perspectivas a partir do Séc. XVIII
* A ética é a teoria da regulamentação da moral; amoral é a prática daquilo que é eticamente aceite.
Foram surgindo várias perspectivas ,a partir do séc., XVI :
* Kant , (1724-1804)– A razão , As ideias da Razão, O DEVER, O IMPERATIVO CATEGORICO, a liberdade, a dignidade.
* O Utilitarismo de Hume ( 1711-1776) - utilitarismo é uma doutrina ética que prescreve a acção (ou inacção) de forma a optimizar o bem-estar do conjunto dos seressencientes. O utilitarismo é então uma forma de consequencialismo, prevê e avalia acções (ou regras) em função de suas consequências. ( Vantajosas ou não) HUME, Bentham, Stuart. Mill ( Sec. XVIII)
Ética e Moral
* A ética emerge de princípios de natureza filosófica.
* Podem promover o questionamento daquelas.
* Teóricos da ética problematizam sobre a congruência ou não entre ocarácter formal das normas e o respeito pela garantia , da dignidade, dos direitos humanos , justiça social, transparência em toda a acção humana.
* Convoca uma reflexão crítica entre a dualidade – o princípio e o seu cumprimento.

Contributo de filósofos
Sócrates:
* A ética envolve todas as acções que conduzam à virtude.
* Estas constituem qualidades implícitas nas pessoas edevem , se desenvolvidas, levar ao auto conhecimento e consciência do Bem ( Ideia na cosmologia pitagórica /platónica) , com fundamentação metafísica.
Platão segue o mestre .
* Pensadores sobre ética
Aristóteles:
* “ÉTICA A NICÓMACO” – Defende que a ética é um instrumento que permite estabelecer os limites do comportamento humano com a finalidade de garantir a FELICIDADE..Propõe comportamentos virtuosos ou virtudes. ( Prudência, Justiça, Temperança, e Coragem ou Fortaleza
* Defende o bem social ( BEM COMUM)
S.Tomás de Aquino:
* Sustenta que a mais importante tarefa do homem é a procura de Deus . Daqui emerge a construção da ideia e prática do do BEM ( Comum).
P.Ricoeur:
* Por Paul Ricouer a ética refere-se ao desígnio de uma vida cumprida sob osigno de acções consideradas boas universalmente. Isto quer dizer que ela assenta num domínio com um objectivo máximo de distinguir o que está correcto e o que não está. Para que haja ética é preciso liberdade.
Experiência Moral.
* Quotidianamente somos confrontados com situações em que temos que decidir sobre coisas que interferem na liberdade de outros. A simples coexistência coloca aquestão da necessidade de cumprir normas. É por isso que nas nossas decisões temos em conta valores, princípios, normas ou regras de conduta que impomos a nós mesmos, mas também esperamos que os outros as sigam ou pelo menos as aceitem.
* Se os outros manifestam um comportamento diverso daquele que à luz destes ideais julgamos que deveriam ter, afirmamos que não agiram correctamente, não têmvalores, princípios ou mesmo "moral". 
* Há situações-limite em que revelamos profundas dúvidas sobre a opção mais correcta que devemos tomar. Estão neste caso as situações que envolvem dilemas de difícil resolução, como a droga, o aborto, a clonagem, eutanásia, o roubo ou a fecundação in vitrio.

* 2.Moral e Ética. Embora este dois conceitos andem associados, em termos filosóficos,...
tracking img