Frei luis de souse

3729 palavras 15 páginas
1 – Principais aspectos biográficos de Almeida Garrett

Garrett foi uma das principais figuras da literatura portuguesa.

Da sua infância é de salientar a influência que duas criadas terão exercido nele, despertando o gosto pela sabedoria popular.

Perante as invasões francesas, a família de Garrett refugiou-se nos Açores em 1809, onde este foi educado por dois tios.

Frequentou o curso de Direito em Coimbra.

Em 1821, já formado, veio para Lisboa onde desempenhou papel importante na política.

Em 1823, aquando da Vila-Francada, que aboliu a Constituição de 1822, viu-se forçado a procurar asilo, com a mulher em Inglaterra. O contacto com o meio inglês marcou para sempre o espírito de Garrett (Romantismo).

Com a revolução de Setembro (1836), Passos Manuel subiu ao poder e encarregou Garrett de proceder a reformas culturais, entre elas a organização de um teatro nacional. Garrett fundou, então, o Teatro Nacional (actual D. Maria II, em Lisboa), uma escola para formar actores (o Conservatório) e iniciou a produção de obras de teatro que seduzissem o público.

De 1837 a 1841 decorreu o idílio amoroso de Adelaide Deville e Garrett, que aos 18 anos se apaixonou pelo poeta, morrendo aos 22 anos deixando uma filha de meses. As dolorosas recordações em que Garrett vivia aquando da sua permanência em Benfica, onde morou com Adelaide, após a morte desta, forneceram-lhe os momentos de concentração para criar o Frei Luís de Sousa.

A par de homem de letras, Garrett foi também um político activo, ora apoiado, ora perseguido. Liberal que era, opôs-se aos regimes de D. Miguel (Absolutismo) e de Costa Cabral (Cabralismo).

2 – Paralelismo entre aspectos da vida de Garrett e aspectos da obra (Frei Luís de Sousa)

| | |
|Na obra |Na vida

Relacionados

  • Maias
    241246 palavras | 965 páginas