Economia do paraguai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia do Paraguai
Tradicionalmente, de economia agrícola, o Paraguai está mostrando alguns sinais de crescimento industrial a longo prazo .Em 2010, o Paraguai está experimentando a maior expansãoeconômica da região e a mais alta da América Latina, com uma perspectiva histórica de crescimento do PIB de 9% para o final do ano. Só no primeiro semestre de 2010, o país teve um crescimentoeconômico de 14%]. O 49,9% do crescimento do PIB corresponde à agricultura; o 9,7% à indústria (incluindo a construção e as utilidades públicas); o 34% corresponde a serviços e 6,1% às taxas. Uma novaestimação da consultora internacional norte-americana PricewatherhouseCooper, indica um crescimento de 10,5% da economia paraguaia para 2010.

Setor primário

Agricultura, pecuária, pesca e silviculturaA metade da população ativa do Paraguai dedica-se ao setor primário, embora só uma pequena porção das terras aráveis seja cultivada. Os produtos mais importantes sãomandioca, milho, cana-de-açúcar, soja, banana, algodão e, em menor escala, arroz, café, fumo, erva-mate e sementes oleaginosas. A cultura da soja experimentou grande crescimento em regiões do Alto Paraná e Itapúa, a ponto de converter oParaguai em um dos principais exportadores mundiais do produto.

Há criação de porcos, carneiros, cavalos e aves, a do gado bovino tem importância maior. Este é criado extensivamenteno Chaco oriental e no sul do país. Os grandes rios são muito piscosos, mas a pesca é praticada apenas de maneira artesanal. A exploração florestal aproveita numerosas espécies tropicais de madeira dura, como oquebracho-branco, de que se extrai o tanino.

Mineração

O país tem reservas de manganês, cobre, feldspato, mica, talco, pirofilita (pedra dura que contém ferro) e ocre. Mas a mineração é a atividadeeconômica menos desenvolvida. O grande potencial hidrelétrico, porém, está sendo explorado.

Setor secundário

Indústria

O setor industrial produz cerca de 25% do PIB do Paraguai e...
tracking img