Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS FUNDAMENTOS DA ÉTICA NO OCIDENTE
EDIPO-REI E ANTÍGONA

INTRODUÇÃO

Desde o seu surgimento, na Grécia Antiga, a filosofia visa refletir sobre o sentido da realidade, sobre os fundamentos da existência humana e principalmente sobre a essência do homem.

As noções de ethos e de ética se originam desses esforços filosóficos.
VEJAMOS…

Origem (etimologia) da palavra Ethos
EthosAlfabeto latino

Alfabeto grego

ηθος

εθος
Diz respeito ao comportamento que resulta de um constante repetir-se dos mesmos atos. Ou seja, o que ocorre frequentemente, mas não necessariamente. Disposição habitual para se agir de uma certa maneira ou simplesmente: HÁBITO

Morada do homem Casa do homem Abrigo protetor Espaço humano COSTUME

O mundo torna-se habitável para o homem

Se oshábitos, costumes e normas exercidas pelo ser em sua práxis integram o indivíduo ao ethos...
A ética pode ser entendida como o saber racional do ethos. Ela se torna um costume, um hábito. O hábito que exige uma excelência do ser: a sua virtude ética. ASSIM… A ETICA

 estuda os valores morais, as virtudes do ser, estabelecendo relações entre a vontade e a paixão, o desejo e a razão, entre as ideiasde liberdade, de responsabilidade, de dever e de obrigação.

Passagem do ethos como costume ao ethos como lei (política, Estado)
Costume (ethos) como esfera da vontade subjetiva, isto é, da iniciativa individual de se guiar de acordo com o Bem. O ethos é, então, virtude.
Costume (ethos) como esfera da vontade objetiva na forma de poder do Estado, ou seja, como iniciativa coletiva (da cidade,do país).

Ethos como virtude

Ethos como lei (nómos), como constituição, política

HÁ DIFERENTES SABERES ÉTICOS CONSTRUÍDOS PELO HOMEM, PERCEBÍVEIS NAS EXPRESSÕES RELIGIOSAS, MÍTICAS E ARTÍSTICAS.
RELIGIÃO

REPLETA DE MENSAGENS ÉTICAS QUE EXPRESSAM

*a vontade humana de estruturação da existência; *a busca pela perfeição do espírito; * e narrativas que desprezam o mundo (imperfeito); As religiões envolvem conceitos de ética e moral, que remetem aos valores e normas racionalmente estabelecidos pelo ethos e que influenciam os valores religiosos. Esses tomam como princípio orientador a fé e a crença em entidades transcendentes.

LOGO, PERCEBE-SE
Que as determinações do ethos surgiram antes das determinações religiosas.

OS MITOS, ASSIM COMO A ARTE, BUSCAM, ATRAVÉS DENARRATIVAS REPLETAS DE FANTASIA E SIMBOLOGIA, DESCREVER OS VALORES COM OS QUAIS A SOCIEDADE SE ORGANIZA, REFORÇANDO SUAS NORMAS; EXPLICAR TUDO O QUE O HOMEM NÃO CONHECIA E FORNECER UM CONSOLO PARA AS AFLIÇÕES HUMANAS. CONSIDEREMOS HOJE…

* A TRAGÉDIA DE ÉDIPO REI; *A TRAGÉDIA DE ANTIGONA;

ESTRUTURA DA TRAGÉDIA
PERSONAGENS ÉDIPO, rei de Tebas SACERDOTE CREONTE, irmão de Jocasta TIRÉSIAS,adivinho cego JOCASTA, rainha de Tebas MENSAGEIRO de Corinto SERVO, da casa de Laio EMISSÁRIO, do palácio real CORO, dos anciões de Tebas (SIMBOLIZA A VOZ DO POVO)

EDIPO REI
Partindo da leitura da peça “Édipo Rei” de Sófocles, o tema principal a ser abordado é o do papel do destino na cultura grega. Uma vez esclarecido o sentido dessa ideia, deve-se procurar entender o desfecho da vida dopersonagem central, relacionando-o tanto aos valores, que são disseminados pelas cidades gregas e que são apresentados na peça nas falas do coro, quanto suas repercussões na cultura ocidental até os dias de hoje. Édipo promete ao povo descobrir quem foi o assassino de Laio e puni-lo. Embora acredite que os deuses traçaram seu destino, ele cumpre o que prometeu, segue a vontade geral, sabendo que ela supõesua ruína.

Trechos importantes da obra...
No texto de Sófocles, notem a fala de abertura de Édipo, na qual ele expõe a situação em que se encontra sua cidade e as esperanças que deposita em seu governante para a solução do enigma que a atormenta (pp. 3-7).
Reparem a discussão entre Édipo e Tirésias, o advinho, Tirésias diz que ele segue apenas o que os deuses mandam e não o que o...
tracking img