Etica e responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Certificação SA 8000

A Norma SA 8000 foi desenvolvida pela SAI - Social Accountability International, uma organização, sem fins lucrativos fundada em 1997, que promove os direitos humanos dostrabalhadores em todo o mundo. A SA 8000 se define por ser um procedimento que realiza a gestão da qualidade das ações e relações com partes interessadas, no âmbito da empresa: funcionários efornecedores, e as condições do ambiente de trabalho. A Norma SA 8000 tem por meta aperfeiçoar as condições de trabalho no mundo inteiro, respeitando os direitos da criança, os direitos humanos e os direitosfundamentais do trabalho. Estabelecida de duas formas distintas para que as organizações observem as normas do código a serem atendidas, assim como: Empresas que envolvem vendas a varejo se tornaram umMEMBRO do SA8000; já se a empresa for do ramo de fabricação ou um fornecedor, adotara um programa para obter a certificação do SA8000, a certificação adere normas atribuídas pelo Conselho de PrioridadesEconômicas e Agencia de Certificação – CEPAA.
A SA 8000 é uma norma de qualidade orientada para pessoas, enquanto que a ISO 9001, cuida dos processos e clientes; a ISO 14001 do meio ambiente; e aOHSAS 18001 da segurança e saúde ocupacional. Atualmente mais de 160 empresas certificadas com SA8000 em diversos países.
A Norma SA 8000 é regida por um sistema de gestão que começa com ocomprometimento da Alta Direção que define os objetivos e metas do sistema, a política de responsabilidade social, as responsabilidades de cada um e as ações corretivas para as não conformidades. Faz tambémanálises críticas, buscando sempre a melhoria contínua do sistema, observa-se através dos princípios que caracterizam a fundamentação da certificação:
Trabalho Infantil (Idade Mínima): respeitar aidade mínima para contratação, além de investir em programas de desenvolvimento dirigidos a crianças e adolescentes.
Trabalho Forçado: rejeitar qualquer forma de trabalho forçado, garantindo que a...
tracking img