Etica e moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética e Moral (Augusto Boal)

O texto de Augusto Boal nos apresenta uma discussão em torno dos conceitos de Moral e Ética, com um objetivo fim bastante notório no decorrer detodo o relato: a notável diferença entre estes dois conceitos, mesmo estes termos possuindo uma relação de enorme proximidade um com o outro.

Desde as palavras iniciais,fica claro que o autor relaciona o conceito de ética como algo desejável no que diz respeito às perspectivas de tudo aquilo que já existe, e principalmente, no que diz respeito àsperspectivas de mudanças desejáveis relacionadas ao ato de almejar uma sociedade melhor e mais justa.

Torna-se claro também para o leitor, a ideia nítida que a moral retomaalgo que já existe e é visto como um conjunto dos costumes que não são amorais dentro de uma determinada sociedade em uma determinada época.
Entende-se amoral, sobre o meu pontode vista, como algo que opõe-se ao que é aceito e é visto como um bom costume dentro da sociedade em que vivo.

Citam-se no texto por exemplo diversas atitudes um dia jáconsideradas amorais, que hoje, são simples atos desprendidos da atenção do público quando praticados.

Isso me faz refletir como e de que maneira posso ter vivido ou estar vivendodilemas morais dentro da sociedade em que vivo e me enquadro. Certamente estamos sempre vivendo dilemas morais na sociedade, assim como é notório a vivencia da busca incessante daética utópica, que cito aqui como sendo a sociedade perfeita e cem por cento justa.

Assim sendo, creio, como Augusto Boal, que para buscarmos a ética que almejamos, podetornar-se necessário, a oposição e afrontamento à moral, e que a moralidade será sempre mutável de acordo com os diferentes costumes das diferentes épocas em que ela está inserida.
tracking img