Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

Este projeto de estágio supervisionado, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Administração de Empresas, tem por objetivo implantar de forma padronizada a Ginástica Laboral em todas filiais da C&A, primeiramente a nível país e futuramente exterior, englobando estresse no trabalho e qualidade de vida.
Muitas questões relacionadas aos recursos humanos das empresas com ainsatisfação, motivação e o desconforto muscular, refletem diretamente no desempenho e produtividade das organizações. Desta forma, estas buscam de diversas maneiras, medidas de prevenção que amenizem tais aspectos.


































1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU OPORTUNIDADE


1. Caracterização da organização e seu ambiente



A C&A éuma das maiores cadeias de varejo de moda no mundo de origem holandesa, foi fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August, cuja união das iniciais de seus nomes resultou na marca C&A.
Nessa trajetória de sucesso, em 1976 foi inaugurada a primeira loja no Brasil, no shopping Ibirapuera, em São Paulo. Atualmente, a C&A está presente em grande parte do território nacional, totalizando 97 filiaisdistribuídas em categorias por porte baseado em faturamento: lojas GG até PP, como demonstra a figura 1 abaixo:






















Claro que desde a sua primeira loja, muita coisa mudou, mas a filosofia de trabalho continua a mesma: a C&A existe para oferecer artigos e serviços orientados para a moda, com excelente relação custo-benefício, sempre atuando com ética ebuscando superar as expectativas dos clientes, associados e acionistas.
A C&A é também um dos maiores varejistas em produtos e serviços financeiros. Por meio do Banco IBI, oferece seguros, títulos de capitalização, empréstimos para pessoas físicas e jurídicas, cartão de crédito. Além disso, a empresa possuí uma responsabilidade social ativa. O Instituto C&A é uma organização sem fins lucrativos ede interesse público e foi instituída pela rede de lojas C&A em 1991. Seu foco de trabalho é a educação de crianças e adolescentes.
O Instituto C&A fornece apoio técnico e financeiro para programas e projetos sociais desenvolvidos por outras instituições sem fins lucrativos, situadas em todas as cidades brasileiras, onde a C&A possui lojas. A C&A está presente em 35 cidades brasileiras.
Àparte da equipe técnica e administrativa, o Instituto C&A desenvolve suas atividades com o apoio de funcionários da C&A, que acompanham as ações do Instituto C&A por meio de um programa de voluntariado.
Cerca de 90 projetos sociais receberam o apoio do Instituto C&A em 2003, no exercício orçamentário compreendido entre março de 2003 e fevereiro de 2004.
A C&A apresenta uma parceria com o Senac,onde os alunos da instituição realizam estágios, atuando em diversos setores da loja com duração de dois anos. Com o fim do estágio a loja tem a opção de efetivar ou não efetivar o estagiário que recebe o nome de menor aprendiz durante seu estágio na filial. Tal parceria com o Senac só existe nas filiais pertencentes a praça de Campinas.
Além disso, a C&A possui uma unidade de EducaçãoCorporativa: a Faculdade Única que oferece cursos e especializações ligados às tarefas que a empresa executa.
Dentre as 97 filiais brasileiras apenas uma será enfatizada no desenvolvimento do projeto, a C&A do Shopping Parque Dom Pedro – CPK 215, situada na entrada das árvores do Shopping.
Diante dos reflexos da melhora na economia nacional, o momento é de comemorar, pois o Parque Dom Pedro acabade receber, o prêmio Excelência em Gestão, oferecido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em função da preocupação com o uso racional dos recursos naturais e da valorização das questões ambientais, pois é notável a reeducação que o shopping está oferecendo aos seus clientes, como por exemplo, a separação dos lixos por tipos de materiais para tornar a reciclagem dos mesmos,...
tracking img